A Marelli apresentou no CTI Europe 2025, realizado em Berlim, sua nova solução de Gestão Inteligente de Energia voltada para veículos híbridos e elétricos. O sistema, desenvolvido com base em software proprietário, integra unidades de controle e componentes térmicos, coordenando os três principais domínios de energia do veículo: térmico, propulsão e eletrônica.
Tecnologia modular coordena energia térmica, elétrica e de propulsão em veículos híbridos e elétricos

Giovanni Mastrangelo, Diretor de P&D da divisão de Propulsão da Marelli, declarou: “A gestão inteligente de energia é o principal desafio enfrentado atualmente pelo desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos. Na Marelli, abordamos essa questão oferecendo soluções que não apenas otimizam o fluxo de energia nos domínios térmico, elétrico e de propulsão, mas também minimizam as perdas e recuperam o excesso de energia térmica. Por meio de nossa abordagem digital twin e decoupled software, capacitamos nossos clientes a reduzir os prazos de desenvolvimento, obter flexibilidade e acelerar a adoção de tecnologias de ponta, impulsionando o futuro da mobilidade sustentável e eficiente.”
O sistema modular foi concebido para ampliar a autonomia da bateria, otimizar o carregamento e prolongar a vida útil dos componentes, mantendo a confiabilidade operacional. A solução também se conecta às tecnologias de Veículos Definidos por Software (SDV), permitindo maior integração entre sistemas e adaptabilidade às demandas da eletrificação.
No campo térmico, algoritmos independentes regulam processos de aquecimento e resfriamento, garantindo controle preciso das temperaturas internas. Essa gestão reduz perdas de energia e promove o reaproveitamento do excesso térmico, resultando em menor custo operacional e maior eficiência.
Na propulsão elétrica e híbrida, o sistema monitora e ajusta continuamente a distribuição de energia, equilibrando recuperação e consumo. Essa estratégia amplia a autonomia e fortalece a resiliência dos veículos, atendendo às exigências da mobilidade elétrica de última geração.
Marelli lança sistema de gestão inteligente de energia para veículos híbridos e elétricos

A eletrônica embarcada também foi contemplada. Protocolos robustos de comunicação, como CAN e Ethernet, permitem integração direta entre sensores e atuadores, assegurando resposta rápida e operação contínua. Essa arquitetura favorece a evolução dos sistemas veiculares e a adaptação a diferentes ambientes de uso.
O desenvolvimento incluiu a criação de um aplicativo digital para modelagem virtual de subsistemas, como eletrônica, eletromecânica, termodinâmica e hidráulica. Com essa ferramenta, montadoras podem realizar testes em modelos totalmente virtualizados, acelerando processos de validação e lançamento de novos veículos.
A estratégia da Marelli simplifica arquiteturas e reduz a quantidade de componentes, o que diminui custos de desenvolvimento e teste. Além disso, a personalização ágil e a implantação rápida permitem que fabricantes adaptem soluções às suas necessidades específicas, encurtando o tempo de chegada ao mercado.
Durante o Simpósio CTI, realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, Matteo De Cesare, Gerente de Inovação em P&D da divisão de Propulsão da Marelli, apresentou a palestra “Aplicação da Abordagem Digital Twin ao Desenvolvimento de Sistemas de Gerenciamento Térmico para xEV”. O executivo destacou processos inovadores de design e desenvolvimento virtual, além de indicadores de desempenho relacionados à eletrificação.
Com essa iniciativa, a Marelli reforça sua atuação no setor automotivo, oferecendo soluções digitais e integradas para enfrentar os desafios da mobilidade elétrica e híbrida.






