A Volkswagen entregou aproximadamente 4,73 milhões de veículos em todo o mundo ao longo de 2025. O volume representa uma leve retração de 1,4% em relação ao ano anterior, em um contexto de mercado considerado desafiador. A marca observou crescimento nas regiões da Europa, com alta de 5,1%, e da América do Sul, com avanço de 18,5%, enquanto enfrentou queda na China (–8,4%) e na América do Norte (–8,2%), impactada por tarifas comerciais dos Estados Unidos.

Crescimento na América do Sul e Europa contrasta com queda na China e América do Norte

Martin Sander, membro do Conselho da Volkswagen para Vendas, Marketing e Pós-Vendas, afirmou: “A tendência nos nossos números de entrega mostra que nossos produtos estão sendo bem recebidos pelos clientes e também que estamos no caminho certo com nossa estratégia de marca.” Na América do Sul, que tem o Brasil como principal mercado, o desempenho positivo contribuiu para o equilíbrio global da marca. Sander acrescentou: “Esperamos que o ambiente de mercado continue desafiador em 2026. Ainda assim, acredito firmemente que, com nosso portfólio de produtos renovado e nosso foco em eficiência e competitividade, estamos bem-preparados para enfrentar esse cenário. Somente na China, lançaremos mais de dez novos modelos elétricos este ano.”

A demanda por veículos elétricos se manteve estável, com cerca de 382 mil unidades entregues globalmente, o que representa 8,1% do total. Na Europa, os modelos da família ID. registraram crescimento expressivo. O ID.7 liderou as vendas, com 35 mil unidades entregues na Alemanha (+132%) e 76.600 em toda a Europa (+133,9%). O modelo está disponível nas versões sedã e perua (ID.7 Tourer).

A Volkswagen projeta aumento na procura por veículos elétricos em 2026, com o lançamento de novos modelos, como o ID. Polo1, com preço inicial de cerca de 25 mil euros, e a versão de produção do SUV compacto ID. Cross.

Os SUVs mantiveram participação relevante no portfólio da marca, representando 50,2% das entregas totais em 2025, com crescimento de 5,3% em relação ao ano anterior. Nos Estados Unidos, essa participação chegou a 78,5%. O T-Roc foi o SUV mais vendido da Volkswagen na Europa, com 201.995 unidades entregues (+3,9%). Outro destaque foi o Tayron, lançado na primavera de 2025, com 60.700 unidades entregues globalmente.

Volkswagen entrega 4,73 milhões de veículos em 2025

A marca também celebra em 2026 os 50 anos do GTI, com o lançamento do Golf GTI EDITION 502. O modelo especial é o mais potente já produzido na história da linha e marca a comemoração de meio século de um dos veículos mais emblemáticos da Volkswagen.

A empresa mantém sua posição de liderança no mercado europeu, tanto em veículos com motorização convencional quanto em modelos totalmente elétricos. Na Alemanha, a participação da marca em todos os tipos de propulsão é de 19,6%, segundo dados da Autoridade Federal de Transporte Motorizado (KBA), com crescimento de 0,5 ponto percentual em relação ao ano anterior.