A Mercedes colocou Kimi Antonelli no topo da tabela de tempos do quinto dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein. O piloto registrou 1min32s803, superando a marca de George Russell, que havia estabelecido a referência no dia anterior. Pela primeira vez nesta fase de preparação, todos os compostos da gama da Pirelli foram utilizados, incluindo o mais macio, o C5.

C3 é novamente o composto mais utilizado em pista com 729 voltas

Na prática, o limite de tempo foi superado por outros quatro pilotos, demonstrando evolução das equipes. Oscar Piastri, da McLaren, marcou 1min32s861, seguido por Max Verstappen, da Red Bull, com 1min33s162. Lewis Hamilton, agora pela Ferrari, registrou 1min33s408, enquanto Lando Norris, também da McLaren, fechou em 1min33s453, sendo o único do grupo a utilizar o C4.

Na última hora da sessão, Alpine, Cadillac e Williams testaram o C5. Franco Colapinto, da Alpine, obteve 1min33s818 com o composto mais macio. Piastri também se destacou ao registrar os melhores tempos com o C1 e o C2, marcando 1min36s576 e 1min33s624, respectivamente.

Os programas de trabalho das equipes estão mais alinhados com o que foi visto na semana anterior, com foco em identificar o pacote mais eficiente para cada carro. Algumas equipes realizaram sequências consecutivas de voltas rápidas para avaliar o delta entre diferentes compostos.

Não faltaram stints longos. A Audi completou 23 voltas com o C1, mesma distância percorrida pela Red Bull com o C2. Alexander Albon, pela manhã, forçou o C4 por 17 voltas, utilizando um jogo que já havia rodado seis voltas anteriormente. Esses dados serão importantes para avaliar o potencial de uso em corridas futuras.

Antonelli lidera quinto dia de testes da F1 no Bahrein com todos os compostos em ação

Das 1.311 voltas completadas no dia, em uma pista que atingiu pico de 45°C, o C3 foi novamente o composto mais utilizado, com 729 voltas (55%). Em seguida vieram o C2, o C1, o C4 e o C5, este último com apenas 12 voltas. Seis pilotos não participaram da sessão: Isack Hadjar, Pierre Gasly, Charles Leclerc, Lance Stroll, Arvin Lindblad e Carlos Sainz.