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Alpha Notícias: Volkswagen inova no Brasil com sistemas de infotainment

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Tecnologia global inédita chega ao mercado nacional simultaneamente à Europa

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa 
O Volkswagen Novo Fox 2016 está trazendo ao mercado brasileiro o que há de mais moderno em conectividade e interação com smartphones.

O hatch chega para ser o primeiro veículo produzido no País a oferecer as novas centrais multimídias com a tecnologia Volkswagen App Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. 

A tecnologia global inédita está sendo lançada no Brasil simultaneamente à Europa e permite que a tela do celular seja “espelhada” na tela central do sistema de infotainment. Ou seja, a tela do veículo repete o que está sendo exibido na tela do celular e é possível comandar o sistema de infotaiment pelo celular ou comandar o celular pelo sistema de infotainment. 

Trata-se do sistema de “espelhamento” mais avançado disponível no mundo que passa a ser oferecido nos veículos comercializados no Brasil.

O Fox sempre foi um “embaixador” do avanço da globalização tecnológica nos veículos Volkswagen à venda no Brasil. O hatch foi o primeiro modelo no mercado nacional a ter motor 1.0 flexível, introduziu no País a arquitetura high roof (teto alto), é o único de sua categoria a oferecer banco traseiro com ajuste longitudinal, inaugurou a nova filosofia mundial de design da Volkswagen em 2009 e a evolução do estilo da marca com o Novo Fox, em 2014. 

Também foi o Fox o primeiro Volkswagen no Brasil equipado com o motor de três cilindros 1.0L da família EA211. Agora, a linha 2016 do modelo chega com o que há de mais inovador em sistemas de infotainment no Grupo Volkswagen no mundo.

Os novos sistemas de infotainment são o “Composition Media” e o “Discover Media”, uma evolução dos já consagrados sistemas de infotainment ofertados no Novo Golf. 

Ambos fazem parte da nova geração da “Plataforma Modular de Infotainment” (MIB 2), com telas de 6,33” sensíveis ao toque, coloridas, de alta resolução e conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect. Também oferecem ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico. 
O novo sistema de infotainment “Discover Media” traz adicionalmente recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. 
Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas” nos novos sistemas de infotainment da Volkswagen.
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Praticamente todos os comandos podem ser executados sem a necessidade de o motorista tirar as mãos do volante, operando o sistema por meio das teclas do volante multifuncional ou por comandos de voz. 

Por falar nisso, é possível selecionar as mídias (CD, SD-Card, Bluetooth, entradas auxiliar e USB), operar o telefone e o sistema de navegação apenas utilizando a voz.

Soma-se à comodidade as teclas de atalho no volante o sistema I-System, que também mostra na tela central no painel de instrumentos as principais operações de rádio, telefonia e navegação exibidas na tela do sistema de infotainment. 


Conexões múltiplas


 
Além do botão à direita do sistema de infotainment e da barra de frequências que aparece na parte inferior da tela e os botões do volante, os sistemas oferecem a possibilidade de operar o rádio por meio de comandos de voz. 
Também é possível associar imagens salvas em um SD-Card ou pen drive, por exemplo, aos logotipos de emissoras.

Tanto o “Composition Media” como o “Discover Media” oferecem telas com sensor de aproximação: assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela, o sistema automaticamente apresenta comandos e funcionalidades na tela, aproveitando ao máximo o espaço da tela. 

No modo display o sistema de infotainment mostra apenas o essencial. No modo operacional, novos elementos aparecem, podendo ativar funções através de toques que são destacados para simplificar a utilização intuitiva. As telas também têm uma função que permite que as listagens sejam roladas ou que as capas dos CDs na biblioteca de mídia sejam selecionadas rapidamente. 
As centrais contam ainda com leitor de CD, entrada para SD-Card (no “Discover Media” são duas), Aux in e porta USB. Estas duas ficam posicionadas à frente do câmbio, na parte inferior do console central, uma região de fácil acesso que permite abrigar com segurança aparelhos de celular no porta-copos, por exemplo. 
A(s) entrada(s) para o SD-Card fica(m) na(s) lateral(ais) da área frontal dos sistemas de infotainment. Tudo ao alcance do motorista, melhorando ainda mais a funcionalidade e a ergonomia do Novo Fox, considerado referência nesses quesitos em sua categoria. 
É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio. Ambas centrais de infotainment permitem a leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, que é enviada em formato SMS. 
Os novos sistemas de infotainment do Novo Fox 2016 já estão habilitados para operar os mais modernos sistema de espelhamento: Apple CarPlay, MirrorLink e Android Auto. Vale lembrar que no hatch Volkswagen só podem ser “espelhados” aplicativos certificados por cada um dos sistemas e que algumas funções estão disponíveis para determinados modelos de aparelhos celular. 


App-Connect


 
Um único sistema para quase todos os smartphones. A Volkswagen apresentou o MirrorLink pela primeira vez – espelhando o smartphone na tela do veículo – no lançamento do Polo na Europa em 2014. O MirrorLink foi desenvolvido por um consórcio industrial de fabricantes de automóveis e smartphones (Samsung, HTC, Sony e LG). 
Apenas um ano depois, Volkswagen está expandindo a gama de plataformas de smartphones, acrescentando sistemas da Apple (CarPlay) e Google (Android Auto). 
Da mesma forma que o MirrorLink, eles são usados para exibir e operar aplicativos de smartphones utilizando as telas dos sistemas de informação e entretenimento. 
Mais do que isso: a Volkswagen reuniu os sistemas CarPlay, Android Auto e MirrorLink dentro do conceito App Connect. 


MirrorLink


 
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Essa tecnologia possibilita mostrar conteúdos e operar funções do telefone celular por meio da tela do sistema de infotainment. Para evitar distrair o motorista, aplicativos desenvolvidos especialmente podem ser utilizados com o carro em movimento. 
A operação é intuitiva: o usuário simplesmente conecta o smartphone ao carro e passa a usar o aplicativo por meio da tela do sistema de infotainment. O MirrorLink utiliza um padrão desenvolvido pelo Car Connectivity Consortium (CCC). 
Segundo esse padrão, os aplicativos do telefone são “espelhados” na tela da central multimídia do carro e sua operação é feita por meio do sistema de infotainment sem comprometer a segurança na condução do veículo. 
Como os aplicativos de smartphone s estão sempre atualizados, o MirrorLink nunca se torna obsoleto. Entre os aplicativos disponíveis estão My Guide, Shared Audio, Glympse, Aupeo!, miRoamer, Parkopedia e Sygic – aplicativo de navegação offline, que permite baixar os mapas localmente e utilizar a navegação mesmo sem sinal GSM. 


Google Android Auto


 
O Android Auto foi desenvolvido pelo Google para smartphones que utilizam a plataforma Android. Exatamente como no MirrorLink e no CarPlay, aplicativos selecionados desses telefones são mostrados na tela do sistema de infotainment do carro. 
Assim como nos demais sistemas, uma conexão USB serve de interface. Os aplicativos que podem ser incorporados por meio do Android Auto incluem Google Maps, Google Play Music, WhatsApp e Spotify. Também estão planejados: SoundCloud, Text Me!, textPlus, Sticher Radio, Pandora® internet radio, iHeartRadio, TuneIn Radio, Pocket Casts, Joyride Podcast e Umano. 
Muitos aplicativos do Android Auto podem ser utilizados tanto por meio da central multimídia do veículo como pelo controle de voz Google Voice, que poderá ser ativado por um botão no volante multifuncional do Novo Fox. 


Apple CarPlay


 
O Apple CarPlay é a tecnologia de espelhamento desenvolvida pela Apple e incorpora o controle por voz da Siri e também funciona com os controles do carro, como botões ou tela sensível ao toque. 
Assim como os demais sistemas, o Apple CarPlay foi desenvolvido para ser usado no trânsito, permitindo utilizar alguns recursos do telefone enquanto estiver dirigindo, sem que o motorista precise tirar as mãos do volante ou mesmo desviar os olhos do trânsito. 
Com o telefone conectado na entrada USB, a interface pode ser feita por meio de comandos de voz, com a ajuda da tecnologia da Siri. É possível realizar chamadas telefônicas, retorne ligações e escutar mensagens de voz por meio dos alto-falantes do veículo. 
O sistema também é capaz de ler, enviar e responder mensagens de texto.

O Apple CarPlay permite ouvir toda a coleção de músicas e podcasts armazenados no telefone, controle de mensagens, controle do telefone e alguns outros aplicativos a serem disponibilizados pela Apple como por exemplo o Spotify, Podcasts, Stitcher, Overcast e Umano 


WLAN: internet no carro


 
O sistema de infotainment “Discover Media” contará em breve com a tecnologia WLAN (Wireless Local Area Network, que em Português significa “Rede Local Sem Fios”). 
É uma rede local que usa ondas de rádio para transmissão de dados e para conexão à internet, sem necessidade de usar cabos para conectar dispositivos. 
Uma das tecnologias usadas pela WLAN é o padrão de transmissão wi-fi (wireless fidelity), que permite a ligação de um modem, por exemplo. Basta conectar o dispositivo na entrada USB e pronto: o sistema de infotainment propaga pela área da cabine o sinal do wi-fi. 


Benefícios de uma arquitetura eletrônica moderna


 
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Não é por acaso que o Novo Fox estreia no Brasil simultaneamente à Europa no Brasil uma tecnologia tão avançada mundialmente. Em abril de 2013, a Volkswagen passou a equipar todos os modelos da linha 2014 do Fox com a nova arquitetura eletrônica, o que possibilitou a instalação de recursos e equipamentos inéditos, além de itens adicionais de segurança. 
Graças a esse novo “esqueleto” eletrônico, o Fox pôde ser equipado com recursos disponíveis até então em modelos de categorias superiores, como Passat e Tiguan, por exemplo. Um desses recursos é o ESS, que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. 
Toda vez que o motorista aciona o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes traseiras de freio de forma intermitente, sinalizando aos demais motoristas que o Fox ou o CrossFox está tendo uma desaceleração acentuada. 
Outro benefício da nova arquitetura foi o Comfort Blinker, mais um importante recurso de conforto e segurança. Este dispositivo possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir com o veículo, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. 
Com esse leve toque, o sistema aciona a luz de seta três vezes seguidas e indica a intenção de troca de faixa.

Além disso, o I-System do Fox 2014 passou a oferecer, por meio de um menu, diversas funções do veículo. Entre os ajustes disponíveis estão as informações do sistema ECO Comfort. 

Esse dispositivo – mais uma evolução proveniente da nova arquitetura eletrônica – emite uma série de mensagens no painel (instrumento combinado) orientando o motorista a dirigir de forma mais econômica.

Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor” e “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado”. 

Além disso, os limpadores dos vidros do Fox nunca param no meio do para-brisa, mesmo quando o veículo é desligado com o sistema acionado. Graças à nova arquitetura eletrônica, os limpadores sempre completam o movimento e voltam à posição inicial. O mesmo vale para a palheta do limpador do vidro de trás. Esta, por sinal, liga automaticamente toda a vez que o limpador dianteiro estiver acionado e a marcha à ré for engatada.