Texto: Imprensa AutoLife
O levantamento da Abrablin - Associação Brasileira dos Blindadores de Veículos Automotores - aponta que este ano o mercado deva blindar 7.132 veículos, cerca de 3% a mais que em 2009. Um número recorde de blindagens para o País que já possui, segundo a entidade, 92 mil veículos blindados. No entanto, o aumento na demanda pode não significar qualidade dos serviços prestados por esse mercado, já que tem feito com que o número de blindadoras se prolifere.
Para não cair em uma armadilha, ao contratar uma blindadora o primeiro passo é exigir dela excelência, explica Ricardo Mendonça, diretor da AutoLife Blindagens: "Certifique-se de que a empresa seja uma autêntica indústria de blindagem, com anos de experiência e referências, e que tem a segurança como seu principal objetivo".
Outro ponto forte é conferir os selos de qualidade da empresa. "Nós da AutoLife contamos com validação do Inmetro, da HP White, dos EUA, e do Beschussamt Mellrichstadt, da Europa. Além disso, som os uma das poucas blindadoras do País a ostentar as certificações Cesvi Brasil Cinco Estrelas e ISO 9001/2008", exemplifica Mendonça.
Outros detalhes
Existem outros fatores que devem ser observados e que ajudam o cliente a escolher uma blindadora com mais segurança. O perfeccionismo é um deles, garante Ricardo. Na AutoLife, por exemplo, da desmontagem do veículo até o acabamento, o trabalho é feito com cuidado extremo e o resultado é impecável. Ao final, o cliente sai com um dos carros blindados mais leves oferecidos no mercado e ainda com cara de original. A empresa também conta com uma equipe de diagnósticos de eletrônica embarcada e equipamentos de última geração para que, na entrega do carro, o cliente fique 100% satisfeito.
A preocupação com a matéria-prima utilizada no processo é outro diferencial de uma blindadora, que deve colocar em prática os materiais que utiliza. A AutoLife conta com um túnel de testes balísticos onde são feitas avaliações constantes dos produtos usados no revestimento dos carros.
Mendonça também reforça que é importante que o cliente questione a e mpresa sobre seus serviços de pós-venda. "A AutoLife é responsável por fazer as vistorias anuais dos carros que blinda". Afinal, não é só a qualidade do produto que pode trazer a segurança esperada pelo cliente, mas também o serviço de instalação. "O processo de blindagem do seu veículo exige muito cuidado, que garantem um acabamento primordial ao trabalho."
Além disso, o consumidor também deve exigir garantias. "Na AutoLife você tem a segurança de contar com três anos de garantia para os serviços de montagem e instalação de vidros e de cinco anos para a blindagem das partes opacas do veículo", diz o executivo.
Seguro garantido
Além de comprometer a sua segurança e também da sua família, a blindagem feita sem critérios por uma empresa sem as devidas autorizações pode comprometer até mesmo o seguro de seu carro. "Atualmente algumas empresas de blindagem que fazem preços incrivelmente mais baratos têm problemas com notas fraudulentas. Com isso, o cliente não consegue assegurar seu carro em nenhuma empresa que exige que, entre outras coisas, que a blindadora esteja dentro das normas fiscais", explica Mendonça.
Só para se ter uma ideia de valores. Pesquisa feita pela Abrablin mostra que o valor médio da blindagem no País no ano de 2009 foi de R$ 47.550.
Gato por lebre
O nível de proteção também é um assunto que demanda cuidado. Não são raras as empresas que oferecem ao cliente blindagens mais baratas, mas com níveis de proteção que não proporcionaram a segurança esperada. Isso acontece com o revestimento Armura, criada pela DuPont e oferecida ao mercado como um tipo de blindagem mais acessível. O problema é que esse revestimento equivale a um nível de blindagem inferior ao I (segundo norma norte-americana NIJ) e não protege contra armas bem comuns, como as de calibre 9 mm. É por isso que, a Armura não é oferecida na AutoLife. "Em nossa empresa, em nenhum momento o cliente é estimulado a acreditar numa proteção balística pouco eficaz, comparada ao poder de fogo que os assaltantes usam comumente nas ruas. Por isso, oferecemos ao cliente apenas blindagens acima do nível II (NIJ)", finaliza o executivo.
Dúvidas
Como não dá para brincar com segurança, a AutoLife reponde cinco das principais dúvidas sobre blindagem:
1. Só carros de luxo são blindados?
R: 70% dos carros blindados na AutoLife custam entre R$ 80.000 e R$ 140.000. Outros 20% são compostos por automóveis que custam de R$ 40.000 a R$ 80.000. Apenas 10% dos veículos que fazem o mesmo serviço custam acima de R$ 140.000. Para se ter uma ideia, o Corolla, o Astra e o Civic estão entre os modelos mais blindados atualmente. O que mostra que a blindagem de carros médios está em alta.
2. Motores 1.0 não aguentam o tranco?
R: Verdade. Mesmo com a grande evolução da indústria blindadora nos últimos anos, os materiais usados no serviço ainda sobrecarregam um motor 1.0, com cerca de 90 cv de potência. O ideal, para que o propulsor responda bem ao serviço e atenda com agilidade o motorista, é blindar apenas carros com mais de 120 cv.
3. Quanto mais espesso os materiais (vidro, aço e manta), maior a proteção?
R: Não. As normas técnicas que especificam o nível de proteção contra projéteis são determinadas pela capacidade que o material tem em resistir às perfurações e não pela espessura. O progresso tecnológico mostra que é possível ter materiais mais finos e cada vez mais resistentes.
4. As mantas de aramida reduzem o peso da blindagem?
R: É verdade. As mantas de aramida, mais conhecidas pela marca Kevlar, da DuPont, são mais leves que o aço, mas isso não significa que o metal pode ser dispensado da blindagem. As mantas não têm resistência mecânica nas bordas e o aço entra em diferentes partes do veículo, como em portas, colunas e próximo às bordas das mantas e dos vidros para complementar a proteção da cabine.
5. A blindagem perde totalmente o valor na revenda
R: A desvalorização da blindagem é similar à do próprio carro, de cerca de 20% no primeiro ano e de 10% a cada ano seguinte. Quanto melhor for o serviço, menor pode ser a desvalorização.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre blindagem, mande um e-mail para sac@autolife.com.br.
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