Outros
Bosch apresenta cases de gestão ambiental na Ecogerma
Empresa aplica conceitos que permitem a reciclagem de 93% dos resíduos gerados em suas fábricas e a economia de 240 milhões de litros de água/ano
Entre os temas que a Robert Bosch apresentará na Ecogerma 2009 – Feira e Congresso de Tecnologias Sustentáveis – está o sistema de gestão ambiental utilizado pela empresa e o seu conceito para gerenciamento de resíduos dos processos produtivos.
“Para a indústria, em tempos de escassez de recursos naturais e financeiros, a eficiência na gestão ambiental e na gestão de matéria-prima e insumos é essencial para garantir um crescimento econômico sustentável”, afirma Theóphilo Arruda gerente de Engenharia de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Segurança Empresarial da Robert Bosch América Latina.
A Bosch, que atua nos segmentos automotivo, bens de consumo e construção, investe anualmente cerca de R$16 milhões em gerenciamento de resíduos, proteção da água e do solo, redução de ruído, purificação do ar e conservação da natureza, em suas quatro fábricas instaladas no Brasil.
Dentre os objetivos ambientais da empresa, a redução contínua do descarte de subprodutos (resíduos) em aterros é uma prioridade. Para isso, em 2001 a empresa deu início à implantação do conceito Descarga Zero, a partir do qual os subprodutos gerados nos processos fabris passaram a ser tratados como fonte de energia a ser reutilizada.
Atualmente, 93% de todos os resíduos gerados nas unidades da Bosch no Brasil são reciclados ou recuperados, servindo de fonte de energia e matéria-prima tanto para a Bosch quanto para outras empresas.
Redução de Efluentes
Outro exemplo de ação com foco no gerenciamento ambiental é a Redução de Efluentes. Diversos produtos fabricados na Unidade Matriz da Bosch, em Campinas-SP, passam pela galvanoplastia – processos químicos que dão proteção e maior durabilidade às peças.
Seguindo os princípios de produzir preservando o meio ambiente, a Bosch foi uma das primeiras empresas do mercado brasileiro a introduzir técnicas que garantam a recuperação e reciclagem de seus efluentes.
Neste processo, além de seguir as exigências legais, como o tratamento de 100% da água devolvida à natureza, a Bosch implantou um processo específico para o tratamento dos efluentes galvânicos, o que permite a reutilização de 70% do total da água usada na galvanoplastia. Ou seja, anualmente, este sistema possibilita o reaproveitamento de 240 milhões de litros de água, volume equivalente ao consumo anual de uma comunidade com, aproximadamente, 5.500 pessoas – considerando uma média de gasto por pessoa de 120 litros/dia, ou 43.200 litros/ano.
Além destes, outros cases de gestão ambiental da Bosch poderão ser conhecidos, com mais detalhes, no estande da empresa durante a Ecogerma 2009.
Serviço:
Ecogerma 2009
12 a 15 de março de 2009
Transamérica Expocenter – São Paulo – SP
You must be logged in to post a comment Login