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USO SEVERO DO VEÍCULO DIMINUI O TEMPO DA TROCA DE ÓLEO DO MOTOR

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Especialista da Grand Brasil, umas das redes de Concessionárias mais expressivas de São Paulo e da baixada santista, oferece dicas para evitar prejuízos na troca de óleo e fluidos nos automóveis

Geralmente as trocas de óleo dos motores dos veículos seguem a recomendação do fabricante, ou seja, a substituição a cada 15.000km, ou um ano, dependendo do carro. No entanto, o Gerente de Pós Venda da Grand Brasil, Sérgio Queiroz, enfatiza que o carro utilizado severamente, em trânsitos, estradas de terra, frotistas, entre outros, devem ser substituídos a cada 7.500Km ou 6 meses. “O motorista deve estar atento à troca de óleo do motor, principalmente se ele utiliza muito o automóvel, pois os prejuízos com a omissão da troca de óleo são grandes, a substituição correta no tempo certo, mantém a vida útil do motor”, afirma Queiroz.

Os problemas causados pela desatenção de alguns motoristas, que não trocam o óleo do motor quando realmente precisam, podem causar prejuízos das peças internas, como a bomba de óleo e problemas com os cilindros, por exemplo. “Quando a manutenção não é preventiva, os gastos podem ser altos, em conseqüência de correções, como: borra de óleo no motor, desgastes de peças internas, danos nas tubulações de freio, vazamentos, ineficiência de frenagem, desgaste prematuro de componentes do cambio e muito mais” explica Queiroz.

A manutenção deve ser feita seguindo as orientações do manual de garantia, a cada 15.000km, onde alguns serviços preventivos devem ser antecipados, como: troca de óleo a cada 7.500 km, alinhamento da geometria da suspensão a cada 5.000km, limpeza do sistema de bicos injetores a cada 15.000km ou 6 meses.

Dicas para troca de outros fluidos
Os fluido dos freios devem ser substituído a cada 2 anos, ou 45.000 km. Assim como o óleo de cambio deve ser substituído a cada 120.000 km rodados. Para o fluido de freio a manutenção é de vital importância, isso porque a troca mantêm a eficiência da frenagem em conjunto com a troca de pastilhas, discos, tambores e lonas, sempre que estas peças estiverem com desgaste. O óleo de cambio é responsável pela lubrificação interna dos componentes e redutor de temperatura das engrenagens e peças internas.