Complexo Industrial Automotivo da General Motors em São José dos Campos (SP) completa 50 anos
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Complexo Industrial Automotivo da General Motors em São José dos Campos (SP) completa 50 anos

Atualmente é uma das principais empresas da Região do Vale do Paraíba

Fonte: Imprensa GM

O Complexo Industrial da General Motors do Brasil em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), completa 50 anos de atividades. Nesta unidade – inaugurada em 10 de março de 1959, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira – saiu o primeiro motor Chevrolet fabricado no Brasil.

Em São José dos Campos, atualmente, é produzida grande parte da linha de veículos Chevrolet, incluindo o Corsa hatchback e sedã, com motores de 1.0 VHC Flexpower e 1.4 Econo.Flex litro, os monovolumes Meriva com motores 1.4 Econo.Flex e 1.8 Flexpower litro e Zafira 2.0 litros, a picape Montana 1.4 Econo.Flex e 1.8 Flexpower, a picape média S10 e o utilitário esportivo Blazer.

Em cinco décadas foram mais de 4,8 milhões de unidades produzidas na unidade. Em São José, também está localizada a “fábrica de ckd”, única linha totalmente dedicada na indústria automobilística brasileira ao preparo, embalagem e despacho de veículos completamente desmontados para exportações.

Expansão

O Complexo de São José dos Campos é um dos maiores complexos industriais do país, e emprega, atualmente, um efetivo de mais de 8.400 pessoas. Nos seus 2,7 milhões de metros quadrados de área total e de 500 mil m2 de área construída, abriga duas linhas de montagem – MVA Corsa e MVA S10/Blazer e uma fábrica de peças de plástico.

Além disso, no interior do complexo também funciona a GM Powertrain, que produz motores completos destinados à exportação para países de várias regiões do mundo e componentes de motores. Os motores lá produzidos também são fornecidos para outras montadoras.

O ritmo de produção da GM Powertrain é forte, com cerca de 145 transmissões e 170 motores, em média, por hora. No total são aproximadamente 5.000 unidades powertrain por dia ou 110 mil por mês. Por ano, a produção supera os 1,2 milhão de unidades powertrain.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, destaca que “o Complexo de São José dos Campos sempre teve uma importância destacada para a região do Vale do Paraíba, tendo contribuído significativamente para seu crescimento econômico”.

Sempre comprometida com a preservação do meio-ambiente, o Complexo da GM conta com uma avançada estação de tratamento de efluentes e filtros de ar para evitar a poluição.

Surgimento

A história da GM na região começou na década de 50 com a procura de um terreno junto à estrada de ferro Central do Brasil às margens da Rodovia Presidente Dutra e no eixo São Paulo—Rio de Janeiro, para a construção da fábrica que iria produzir motores para caminhões, uma demanda que já despontava no país naquela época.

Da compra do terreno, em 1953, à inauguração oficial da fábrica, em 1959, foram muitos os desafios. Nos anos de 1956 e 1957 a GMB teve seu primeiro projeto de nacionalização aprovado pelo governo através do GEIA — Grupo Executivo da Indústria Automobilística – formado para controlar a implementação da nossa indústria automobilística. A meta era a fabricação dos caminhões Chevrolet HD-6.503 (médios) e 3.104 (leves). Depois foi lançada a picape Chevrolet, que ficou conhecida como “Marta Rocha”, por ter sua pintura nas cores azul e branco e a famosa composição “saia e blusa”.

Foi atendendo a esse projeto de nacionalização que a GMB instalou-se em São José dos Campos, onde montou uma fundição de peças para a produção dos motores — um processo pioneiro naquela época. O primeiro motor produzido foi o modelo de 261 polegadas cúbicas (4,2 litros) e 6 cilindros em linha. A capacidade da fábrica era de 25 mil motores por ano.

Atualmente, a GM tem, além do Complexo de São José dos Campos, os Complexos de São Caetano do Sul (SP) e de Gravataí (RS), unidades onde produz veículos.

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