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Fiat Automóveis é líder européia na redução das emissões de CO2 pelo segundo ano consecutivo

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Fonte: Imprensa Fiat

Pelo segundo ano consecutivo, a Fiat Automóveis obteve a média mais baixa de emissões de CO2 dos veículos vendidos em 2008: 133.7 g/km (137.3 g/km em 2007). O recorde foi confirmado pela empresa JATO, líder mundial em serviços de consultoria e pesquisa automotiva, e que opera em mais de 40 países. O resultado final mostra a Fiat à frente da Peugeot (138.1 g/km), Citroen (142.4 g/km), Renault (142.7 g/km), Toyota (144.9 g/km), Ford (147.8 g/km), Opel/Vauxhall (151.1 g/km), Volkswagen (158.8 g/km), BMW (160.6 g/km) e Mercedes (185.0 g/km). O Grupo Fiat também larga na frente na categoria grupos (138.4 g/km), à frente da PSA, Renault, Toyota e Hyundai.
“O resultado dessa análise importante premia o esforço contínuo da Fiat para soluções inovadoras para a redução das emissões de poluentes e níveis de CO2”, diz Lorenzo Sistino , diretor-gerente da Fiat Automóveis . E completa: O compromisso da Fiat é com as necessidades do público e nossa meta é, na verdade, reforçar nosso recorde europeu na redução das emissões, introduzindo novos motores, novas tecnologias e novas aplicações. Novos motores, como aqueles com o inovador sistema Multiair que melhoram ainda mais as reduções no consumo e nas emissões. Novas tecnologias, como a Start&Stop, já apresentado no Fiat 500. E novas aplicações, como o ‘eco:Drive’, um software inovador desenvolvido junto à Microsoft que utiliza porta USB do versátil sistema Blue&Me para alcançar a análise do manejo do veículo pelo motorista, contribuindo assim para a otimização do comportamento em termos de consumo e, consequentemente, das emissões – atualmente há em torno de 10.000 usuários regulares que monitoram seu estilo de direção, dessa maneira.
Para conseguir o melhor resultado, a Fiat está sempre investindo no desenvolvimento de novos produtos, esquemas de pesquisa e mobilidade sustentável desenvolvida em parceria com as administrações públicas.
A Fiat também é líder européia na produção de veículos compactos, que são, por definição, os mais amigáveis ao meio ambiente. Como exemplos, os Fiat 500 e Bravo, que introduziram os motores Euro a diesel e a gasolina.
A Fiat também apresentou recentemente a nova linha PUR-O2, especificamente para os modelos 500, Croma e Bravo. Isso inclui um grupo seleto de versões na vanguarda do cenário internacional, com conteúdo tecnológico high-tec, baixo consumo e baixas emissões de CO2. O que se deve à aplicação de sistemas específicos e dispositivos como o inovativo “eco:Drive”, o novo Start&Stop – desenvolvido pela Engenharia & Design e pela FPT, com insumos de parceiros fornecedores como a Bosch e a Magneti Marelli – e pacotes especiais, “eco packs”, que incluem pneus verdes, óleos de baixa viscosidade, pacotes aerodinâmicos e transmissão modificada.
A Fiat também criou a tecnologia Multijet, que impulsiona toda a nova geração a diesel, além de ser líder mundial no mercado OEM de veículos a metano. A Fiat acredita que os motores a metano são a escolha tecnológica mais apropriada à mão para lidar com a questão da poluição nas áreas urbanas. Isso se deve ao fato de que a utilização do metano representa um passo na direção certa dos benefícios ambientais (redução de aproximadamente 23% nas emissões de CO2 e, praticamente, emissão zero de PM (partículas sólidas)), mas também na direção da economia financeira. Líder nessa tecnologia, a Fiat também é o primeiro fabricante a oferecer uma linha ecológica – “Natural Power” – com uma ampla gama de veículos bicombustíveis utilizando gasolina e metano.
Por fim, além da pesquisa em combustíveis alternativos, a Fiat está agora diminuindo o tamanho (downsizing) dos motores a diesel e gasolina, conforme pode ser observado nas novas famílias de motores 1.4 T-Jet e 1.6 Multijet. Especificamente, a aplicação de um turbocompressor de tecnologia de ponta aliada ao tamanho reduzido dos motores significa desempenho comparável, ou melhor, em relação ao que blocos grandes podem atingir, com emissões mais baixas.