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ILUMINAÇÃO DEVE SER PRIORIDADE DE SEGURANÇA EM AUTOMÓVEIS

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Cirilo Moscatelli*

Dirigir à noite em estradas mal sinalizadas é um risco tão grande quanto guiar um veículo com problemas no sistema de freio, pois obstáculos passam despercebidos e, com isso, acidentes podem ser causados. Por essa razão, é de fundamental importância um equipamento de iluminação de qualidade, que permita um amplo campo visual e que possibilite ao condutor do veículo ver obstáculos e situações de perigo à sua frente e reagir com segurança.

Após a proibição dos kits de xenon, muitos motoristas amantes não só de carros convencionais, mas de “tunning”, sentiram-se prejudicados pela nova lei. Essa regulamentação, no entanto, tem como objetivo garantir a segurança dos condutores do próprio veículo e dos demais. Isso porque quando esse tipo de iluminação é instalado em automóveis que não possuem as configurações necessárias, vindas direto da fábrica, a adaptação torna-se uma opção perigosa, visto que o equipamento é adequado somente para as lâmpadas convencionais de filamento.

Entender o porquê do impedimento dos kits de xenon é fundamental. O que ocorre é que a maioria dos veículos produzidos no Brasil já vem equipada com faróis desenvolvidos para determinados tipos de lâmpadas, normalmente lâmpada de halogênio convencional, H1, H3, H4, H7 etc.. Por essa razão não é aconselhável fazer adaptação nestes faróis com kit xenon devido ao alto índice de ofuscamento que eles causam ao condutor que transita em sentido contrário. Isto ocorre porque o refletor do farol não foi projetado para lâmpada xenon. Além disso, a ela emite 3 vezes mais luz, por isso necessitam que o farol tenha um controle automático de nivelamento para não comprometer a visibilidade dos outros motoristas, evitando uma cegueira momentânea (ofuscamento) que pode causar um grave acidente de trânsito. Um sistema de limpeza do farol também é necessário para eliminar a dispersão da luz.

Essas adaptações foram sabiamente proibidas, pois além de causar desconfigurações no sistema de iluminação, toda parte elétrica do carro era alterada criando a possibilidade de alguma pane nos diferentes sistemas de segurança existentes no veículo, como: ABS, EBD, Injeção Eletrônica, entre outros.

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Para quem prefere as lâmpadas que emitem luz mais branca, há alternativas seguras para suprirem os kits de xenon, como as lâmpadas halógenas que podem chegar a uma temperatura de cor de até 5000K. O visual é sem dúvida bastante interessante, ainda mais para quem tem um carinho especial por carros, porém não podemos deixar de lado a segurança, que vem sempre em primeiro lugar.

*Cirilo Moscatelli é Gerente Nacional de Vendas da OSRAM