Connect with us

Outros

IVECO APRESENTA EQUIPE OFICIAL PARA TEMPORADA 2009 DA FÓRMULA TRUCK

Published

on

Novidade é o piloto Beto Monteiro, que correrá com Stralis número 88

Fonte: Imprensa Iveco
A novidade da Iveco para o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck 2009 é a estréia do piloto Beto Monteiro na Scuderia Iveco. O novo integrante substitui Adalberto Jardim, que representou a marca na temporada do ano passado, e correrá com um Iveco Stralis de número 88. Monteiro terá como companheiro de equipe Adilson Zacarias Magalhães, o Cajuru, primeiro piloto a pontuar pela marca na temporada do ano passado com o caminhão Stralis de número 55.
A contratação de Monteiro reforça a estratégia da montadora de continuar crescendo na Fórmula Truck. Fernando Ribeiro, gerente de marketing da Iveco diz que os resultados alcançados pela Scuderia em 2008 foram satisfatórios para um ano de estréia. “Obtivemos um pódio com cinco corridas, mas queremos nos tornar ainda mais competitivos e buscar vitórias. A entrada de Beto Monteiro na equipe vem reforçar nosso time”.

Beto Monteiro firmou contrato com a Iveco até o final da temporada de 2009. “Ele tem um importante histórico na categoria. Foi campeão em 2004 e terceiro colocado na classificação geral em 2008. Mecânicos, engenheiros e toda a equipe estão motivados. Vamos trabalhar duro para alcançar os resultados que desejamos.”, explica Ribeiro.

O novo piloto da Scuderia Iveco está otimista. Encara a mudança de equipe como um grande desafio. “Espero muito trabalho e muitos resultados. Estou contente com a parceria. Acredito na força e tecnologia do caminhão e na equipe”, diz Monteiro, que pediu uma mudança logo que chegou. Quis trocar o número 5 do caminhão Iveco Stralis pilotado anteriormente por Adalberto Jardim para 88. “Sempre corri com caminhão de número 88. Tornou-se minha marca registrada”.

Advertisement
A primeira etapa do campeonato 2009 será realizada no próximo dia 8 de março, em Guaporé, RS. No ano passado Beto Monteiro venceu esta prova.

Caminhão transformado

Para tornarem-se veículos de competição, os modelos Iveco Stralis receberam várias intervenções mecânicas. O motor eletrônico Cursor, por exemplo, 13 tem sua potência elevada para mais de 1.000 cv. As caixas de marchas são da ZF, com seis marchas. Os freios são a disco nas quatro rodas com acionamento pneumático e arrefecimento forçado por meio de ar e água. A cabine é rebaixada e recebe vários adereços aerodinâmicos, como spoilers dianteiros e carenagem lateral. No final, os modelos podem superar os 200km/h.

“A cada treino e corrida, avaliamos o que deve ser aprimorado no sistema do veículo e as adequações são feitas conforme a pista, que muda a cada etapa. Em 2008 crescemos continuamente e mostramos a força dos nossos caminhões que estão prontos para Guaporé”, diz Marcelo Sakurai, engenheiro de produtos da montadora.

Advertisement