FPT
Connect with us

Outros

Toyota lança Novo SW4 a gasolina em duas motorizações

Published

on

Modelo chega nas versões SRV 4.0 V6 VVT-i e SR 2.7 VVT-i

Imprensa Toyota

Advertisement

A Toyota apresenta ao público duas versões a gasolina do Novo SW4. O utilitário esportivo chega à rede de distribuidores Toyota em abril com motores V6 4.0 24 válvulas VVT-i, de 238 cv, e 2.7 VVT-i 16 válvulas, de quatro cilindros, com 158 cv. Com essas novas motorizações, a Toyota objetiva comercializar, em 2009, 6.700 unidades do modelo, sendo 75% com motorização diesel e 25% com propulsores a gasolina.

Advertisement
Para a versão V6, o SW4 estará disponível com a nova e exclusiva transmissão automática de cinco velocidades. No modelo de quatro cilindros, há duas opções de transmissão: manual de cinco velocidades e automática de quatro marchas.

Líder entre os utilitários esportivos médios com motores a diesel, o Novo SW4 chega agora ao mercado em duas novas versões a gasolina – SR 2.7 VVT-i de quatro cilindros e SRV 4.0 V6 VVT-i (seis cilindros) – que tornarão o modelo ainda mais versátil, trazendo para este segmento toda a tecnologia Toyota, aliada às características que simbolizam o DNA da marca: Qualidade, Confiabilidade e Durabilidade.

Advertisement

O SW4 SRV 4.0 V6 VVT-i vai conquistar consumidores que apreciam máxima performance e não dispensam conforto e requinte. Estudos realizados pela Toyota apontam que os clientes potenciais dessa versão são pessoas que valorizam má ximo desempenho e, ao mesmo tempo, necessitam de um veículo com vocação familiar multiuso.

Advertisement
A versão SR 2.7 é destinada prioritariamente ao público que procura um veículo espaçoso, com conforto e busca excelência na relação custo-benefício. Os futuros proprietários do SW4 SR tendem a serem clientes vindos de monovolumes de grande porte e outros segmentos de veículos com preços na faixa de R$ 90.000,00 a R$ 120.000,00.

Ambas as versões agregam suspensão independente confortável e bem ajustada e possuem rodar macio e silencioso à robustez e confiabilidade da configuração chassi + carroceria.

Advertisement

Motor e transmissão

Advertisement
Os novos motores a gasolina do SW4 equipam também os mais modernos modelos da Toyota em todo o mundo e foram concebidos exclusivamente para uti litários esportivos e picapes, atendendo a rigorosos padrões de qualidade e seguindo cinco pilares básicos: 1) alto desempenho e confiabilidade, 2) baixo nível de ruídos, vibrações e emissões de poluentes, 3) design leve e compacto, 4) facilidade de reparação e 5) economia de combustível.

O novo motor V6 VVT-i do SW4 tem 4.0 litros de cilindrada, 24 válvulas e gera 238 cv de potência a 5.200 rpm, com torque de 38,3 kgf.m a 3.200 giros. Trata-se do maior torque da categoria. Esse propulsor possui cabeçote, bloco e cárter construídos em alumínio, coletores e sistema de escapamento em inox e ainda agrega algumas peças fabricadas em resina, como esticador e tensionador de polia, buchas de válvulas e pescador do óleo do motor, que substituem componentes de metal.

Advertisement

O sistema VVT-i do motor 4.0 difere do VVT-i do Corolla p or possuir dois coletores de admissão com abertura de válvulas variável – ao invés de um -, o que garante mais torque e potência em todas as faixas de rotações. Esse propulsor também apresenta na sua construção bielas fraturadas e forjadas e bicos de refrigeração para os pistões – que melhoram sua durabilidade – e bicos injetores com pulverização, para aprimoramento do desempenho. São seis bobinas de ignição, ao passo que os motores V6 convencionais apresentam três bobinas, resultando, primordialmente, em eficiência do conjunto e economia de combustível.

Advertisement
Acoplado ao motor V6 está a moderna e inédita caixa de transmissão automática de cinco velocidades, com Sistema de Inteligência Artificial. Este mecanismo gerencia o funcionamento da transmissão, selecionando a marcha mais ad equada de acordo com o estilo de direção do condutor. A atuação do Sistema de Inteligência Artificial leva em consideração a posição do acelerador, a velocidade do veículo, a rotação do motor e a atuação dos freios e também avalia o percurso por onde o SW4 está trafegando (subidas, retas ou decidas).

O motor 2.7 de quatro cilindros e 16 válvulas, que acumula um histórico recente de sucesso com aplicação na picape Hilux, é dotado de duplo comando com tecnologia VVT-i (comando de abertura de válvulas variável inteligente, que otimiza a potência e o torque em qualquer rotação, gerando economia de combustível e baixa emissão de poluentes) e rende 158 cv de potência a 5.200 rpm, com torque de 24,5 kgf.m a apenas 3.800 giros.

Advertisement

Esse quatro cilindros traz duas &aa cute;rvores de balanceamento que giram em sentido contrário e anulam as forças de vibração, resultando em um funcionamento suave e silencioso. O propulsor agrega coletor de admissão em plástico, que melhora a passagem dos gases, reduzindo o calor e propiciando maior eficiência volumétrica. O coletor de escapamento em aço inox colabora para dar maior leveza ao conjunto.

Advertisement
No que diz respeito à durabilidade, o propulsor 2.7 do SW4 é construído com pistões refrigerados com jatos de óleo, o que reduz a temperatura de funcionamento. As bielas são forjadas e leves, tornando-se resistentes mesmo em condições severas de uso, e o bloco possui galerias de água entre os cilindros, mantendo a máxima refrigeração do motor.

Nessa versão, as opções de transmissão para o SW4 são a manual de cinco velocidades e a automática de quatro velocidades com gerenciamento eletrônico ECT (Eletronic Control Transmission).

Advertisement

Design

Advertisement
Visualmente, as duas versões a gasolina mostram basicamente as mesmas características apresentadas no lançamento do SW4 2009, em outubro do ano passado. A dianteira traz faróis com refletores do tipo Projetor e grade frontal refinada e moderna, com desenho de elementos trapezoidais. Na traseira, as lanternas são abauladas e se destacam da carroceria.

A principal alteração estética do SW4 gasolina para a versão a diesel está na dianteira e é a ausência da entrada de ar no capô, uma vez que os motores a gasolina não possuem intercooler. As demais diferenças são percebidas nos detalhes. O SW4 de seis cilindros mostra a inscrição 4.0 V6 nos paralamas laterais, logo a cima das luzes auxiliares indicadoras de direção, e também na grade frontal. A roda de liga leve é a mesma da versão diesel da Hilux. Tem 17 polegadas de diâmetro e é coberta por pneus 265/65.

Advertisement

A versão SR de quatro cilindros mostra na lateral a inscrição 2.7 VVT-i. Estribos laterais e rodas em liga leve, presentes nas versões V6 e diesel, podem ser adquiridos na rede Toyota como acessórios originais. Originalmente, o modelo traz rodas de aço de 16 polegadas, envoltas com pneus 265/70.

Advertisement
Cores

O SW4 a gasolina está disponível nas cores Branco polar, Prata metálica, Cinza Chumbo metálico, Preto eclipse, Azul metálico e Bege aurora.
Advertisement
Advertisement