Connect with us

Outros

Ardila fala sobre avanços da GM para enfrentar a crise nesta segunda-feira

Published

on

Evento será neste dia 13 de abril, em São Paulo, e avaliará os desafios da indústria e as soluções frente aos novos cenários globais

Imprensa SAE Brasil

O presidente da General Motors para o Mercosul, Jaime Ardila, fará a palestra de abertura do Simpósio SAE BRASIL Novas Tecnologias na Indústria Automobilística, neste dia 13 de abril, no Centro de Convenções Millenium, em São Paulo (rua Doutor Bacelar, 1.043, Vila Clementino). Ardila falará sobre os avanços da montadora para enfrentar os efeitos da crise econômica mundial e também da revolução preparada pela empresa para o desenvolvimento de carros elétricos e híbridos, como o Volt. A palestra do executivo está programada para as 8h45.
A GM negocia com a matriz novos investimentos dirigidos para o complexo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, e deverá apresentar em breve os veículos do Projeto Viva, que serão produzidos inicialmente na Argentina e depois no Brasil.
A Ford é outra empresa que prepara lançamentos importantes e desenvolve tecnologias. Neste contexto, Ricardo Munerato, Advanced Engineering Manager da Ford, vai analisar o impacto da crise na inovação em projetos do setor automotivo e também o novo papel dos engenheiros no desenvolvimento de produto.
José Luiz Loureiro, gerente executivo de Engenharia de Veículos da Volkswagen, analisará as novas plataformas adequadas ao Brasil e inovação tecnológica, sob o tema “O Brasil em busca da competitividade”.
Marcelo Cioffi, sócio da PriceWaterhouse Coopers, apresentará o balanço das recentes pesquisas da empresa no mercado de veículos leves e as megatendências para o setor automotivo, sob o ponto de vista de tecnologia e inovação. Além disso, fará uma avaliação dos novos desafios para montadoras e seus fornecedores de componentes e serviços.
Mudanças – Outro convidado será Carlos Eugênio Fonseca Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia de Produto da Fiat, que abordará a estratégia da montadora para dar um salto de produtividade e competitividade na América Latina, em novo patamar tecnológico. Sobre o atual momento, o executivo adianta que a crise internacional afetará não só as operações da indústria automobilística, mas a forma de desenvolver e produzir novos automóveis.
Estão confirmadas as presenças de Besaliel Botelho, vice-presidente da Bosch; Gábor Deák, presidente da Delphi; e Virgilio Cerutti, presidente da Magneti Marelli. Os três executivos estarão no painel “Novos sistemas e componentes automotivos”, às 11h15.
Já Haroldo Prates, chefe do Departamento da Indústria Pesada do BNDES, irá esclarecer os mecanismos de financiamento para as empresas do setor automotivo que pretendem investir em tecnologia e inovação.
O simpósio contará, ainda, com Marc Barral, diretor de Engenharia da Renault do Brasil, Marco Saltini, diretor de Assuntos Governamentais da VW Caminhões e Ônibus, e Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi, que falarão sobre as novidades que as montadoras desenvolvem no momento.
“Depois de um ano de investimentos recordes em pesquisa, desenvolvimento de produtos, novas tecnologias e formação de pessoal, o momento é de readequação da indústria à nova realidade. E o nosso evento vai discutir estes novos tempos”, ressalta Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL.