Connect with us

Chevrolet Zafira evolui e ganha nova configuração do motor 2.0 Flexpower

Published

on

Monovolume ficou mais potente, econômico e ecológico, além de contar com novo grafismo no painel de instrumentos

Imprensa GM

O Chevrolet Zafira ganha nova configuração do motor 2.0 Flexpower, que ficou mais potente, econômico e ecológico. Este propulsor é o mesmo que já equipa os modelos Chevrolet Vectra Next Edition, Vectra Remix GT/GT-X e, mais recentemente, o Astra e conta com 140 cavalos de potência.

Advertisement
Outra alteração no modelo foi no grafismo do painel de instrumentos. O local onde ficam números do velocímetro e tacômetro (conta-giros) agora tem uma faixa branca, facilitando ainda mais a leitura.

“Único monovolume derivado de carro de passeio produzido no Brasil com capacidade para até sete passageiros, o Zafira, com essas novas alterações técnicas, fica ainda mais forte para se manter competitivo no seu segmento”, observa José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.

Disponível em quatro versões de acabamento – Comfort, Expression, Elegance e Elite – o Chevrolet Zafira pode ser equipado com transmissão manual ou automática.
O Chevrolet Zafira registrou, em 2008, a marca de 10.272 unidades emplacadas no mercado interno. No acumulado de janeiro a março de 2009, foram 2.109 veículos do monovolume vendidos no País.

Potência maior para o modelo, abastecido com álcool ou gasolina

O motor do Chevrolet Zafira passou a ter 140 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com álcool, e 133 cv a 5.600 rpm, com gasolina. Com aumento de potência de 12 cv, o modelo, com certeza, será apreciado pelos clientes Chevrolet.

Advertisement
Além da potência, também houve aumento de torque para 19,7 kgfm a 2.600 rpm, quando abastecido com álcool, e 18,9 kgfm a 2.600 rpm, com gasolina. Esse elevado torque se dá a partir de baixas rotações, o que significa melhores retomadas de velocidade, sobretudo no trânsito urbano.

O Chevrolet Zafira com câmbio manual atinge a velocidade máxima de 192 km/h, quando abastecido com álcool, e 186 km/h, com gasolina. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 11s0, com álcool, e 11s5, com gasolina.

Com gasolina, o modelo manual da Chevrolet faz 14,0 km/litro na estrada e 9,7 km/litro na cidade (média combinada de 11,3 km/litro). Quando está abastecido com álcool, o Zafira registra 9,8 km/litro na estrada e 6,8 km/litro na cidade (média combinada de 7,9 km/litro).
O Chevrolet Zafira equipado com transmissão automática chega à velocidade máxima de 181 km/h, com álcool no tanque, e 180 km/h, com gasolina. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 13s0 (álcool) e 13s9 (gasolina).

O modelo automático, abastecido com gasolina, faz 13,5 km/litro (estrada), 9,6 km/litro (cidade), o que dá uma média combinada de 11,1 km/litro. Quando movido a álcool, o Zafira automático faz 9,4 km/litro na estrada e 6,6 km/litro na cidade (média de 7,6 km/litro).