Connect with us

Há 20 anos, Chevrolet lançava no Brasil o Kadett, compacto por fora e com amplo espaço interno

Published

on

Modelo hatchback deu origem à versão Ipanema, station wagon de grande sucesso do segmento no mercado nacional

Imprensa GM

Advertisement
Há 20 anos, a Chevrolet iniciava, no Brasil, a produção de um dos automóveis de sucesso da marca: o Kadett. Lançado em abril de 1989, inicialmente na versão hatchback e em outubro, na versão station-wagon, com o nome de Ipanema, o Chevrolet Kadett destacava-se por ser compacto por fora, mas com um amplo interior. Além disso, foi equipado com motores potentes de 1.8 e 2.0 litros.

“Essas características deram ao Chevrolet Kadett grande evidência no mercado nacional até o ano em que sua produção foi finalizada no País, em 1998. Ele fez tanto sucesso que hoje centenas de pessoas, em todo o País, mantêm viva sua história através de clubes espalhados em vários estados”, ressalta José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.

Nos seus 20 anos de Brasil, o Kadett atingiu a marca de exatas 451.496 unidades (Kadett e Ipanema) comercializadas no mercado interno. Nesse período, a Chevrolet desenvolveu diversas versões de destaque, entre elas o Kadett Turim, série especial alusiva à Copa do Mundo de Futebol de 1990, realizada na Itália; o Kadett GSi Conversível de 1992, um dos ícones de esportividade na época; e as versões esportivas Kadett GS (de 1989 a 1991) e GSi (de 1991 a 1996) e Sport (1996 a 1997).

Substituído pelo Chevrolet Astra, que lidera o segmento de hatches médios de forma absoluta, atualmente a Chevrolet continua como a marca mais diversificada no mercado brasileiro. Nos últimos dois meses, por exemplo, lançou duas novidades nesse segmento, que são o Vectra GT Remix e o Astra 2009, ambos com o motor 2.0 litros reformulado, agora com 140 cavalos de potência, mais econômico e ecológico.
Advertisement