Connect with us

Prêmio Qualitas destaca fornecedores que mais valorizam os consumidores

Published

on

Imprensa Fiat

Em sua 20ª. edição, o Prêmio Qualitas distinguiu os fornecedores das empresas do Grupo Fiat que mais se destacaram em qualidade, atendimento e gestão, com o foco cada vez maior no cliente final. Tendo como tema o desafio de transformar oportunidades em resultados, o evento foi realizado ontem (07/04), em Belo Horizonte, com a presença de cerca de 600 fornecedores da Fiat Automóveis, CNH (marcas Case e New Holland), FPT Powertrain Technologies e Iveco no Brasil e na Argentina, reforçando a estratégia de integração regional das cadeias produtivas.
Distribuídas em cinco categorias de fornecimento – químicos, elétricos, metálicos, logística e materiais indiretos e serviços, 47 empresas foram homenageadas com o “Qualitas Awards 2008”, no segundo ano em que a premiação foi conduzida pela Fiat Group Purchasing (FGP), empresa criada em 2007 para congregar globalmente as áreas de compras dos diversos setores do Grupo Fiat. Este ano, o “Qualitas Awards 5 Estrelas”, concedido às empresas que mais se destacaram nos últimos cinco anos consecutivos, teve apenas um vencedor: a NGK, fornecedora de velas de ignição, que conquista o prêmio máximo entre os fornecedores da Fiat pela terceira vez seguida. A experiência de sucesso da NGK, baseada no sistema de gestão da qualidade em todas as atividades, foi tema de uma apresentação pelo diretor técnico de Engenharia e Qualidade da empresa, Aquio Mantoku.
Crise e oportunidade

Em um cenário de crise financeira global, as diversas apresentações durante o “Qualitas Awards 2008” serviram como uma demonstração da resistência da economia brasileira e das empresas instaladas no país. Para o presidente da Fiat na América Latina, Cledorvino Belini, o Brasil sofrerá um impacto menor da crise global, conseguindo se distinguir dos demais países emergentes. “Já vencemos o primeiro trimestre, com recorde de vendas no mercado interno, sem que a catástrofe tenha se instalado”, afirmou. Belini ressaltou a força do mercado interno brasileiro e destacou o acerto do governo na adoção de medidas que contribuíram para aumentar a liquidez do mercado e a oferta de crédito, como o corte na taxa básica de juros e a redução do IPI dos veículos, que possibilitou o incremento das vendas de automóveis no mercado interno. “Tivemos uma queda rápida e vertiginosa, mas já estamos em movimento de ascensão novamente”, disse o presidente da Fiat. “Por isso, o Grupo Fiat mantém o plano de investimentos, trabalhando com a perspectiva não só de recuperação de mercado, mas também da nossa capacidade de inovar e transformar a crise em oportunidade”, afirmou.
A confiança nas forças competitivas do Brasil também foi reforçada pelo economista Stephan Kanitz. Em sua palestra, ele afirmou que, mesmo com os sucessivos prognósticos pessimistas que ocupam o noticiário nos últimos meses, “a realidade indica que não há crise no Brasil que dá certo”.
Osias Galantine, diretor da Fiat Group Purchasing na América Latina, disse que é a visão de crescimento do mercado e da economia que orienta os objetivos estratégicos da empresa: a competitividade, o desenvolvimento de produto e o relacionamento. Ele ressaltou que o Programa de Competitividade Integrado é a forma de garantir resultados sólidos, através da aplicação de técnicas e culturas de otimização de valor do produto, melhorando a eficiência dos processos, eliminando desperdícios e gastos com a não-qualidade, e da adoção de tecnologias de classe mundial.
“Estamos investindo com muita determinação no programa de parceria com os fornecedores, para acelerar o desenvolvimento de produtos”, afirmou, destacando a importância de aumentar a integração com os fornecedores estratégicos. “Sabemos que apenas relacionamentos de confiança e transparência garantirão desenvolvimentos mais ágeis e resultados satisfatórios para todas as empresas”. Por fim, Galantine afirmou que a qualidade deve ter o foco no consumidor. “Os melhores indicadores de qualidade nada representam se não forem transformados em percepção do cliente final”.
A programação do “Qualitas Awards” contou ainda com apresentações sobre a gestão da qualidade do Grupo Fiat, pelo responsável pela Engenharia da Qualidade Fornecedores, Antônio Damião, e dos responsáveis pelas compras de cada empresa do Grupo: Ricardo Ribeiro, da CNH; Paulo Roberto da Luz, da Iveco Latin America; e Armando Carvalho, da FPT Powertrain Technologies.