A tecnologia HYbrid4 associa um motor a diesel HDi a um motor elétrico situado sobre o trem traseiro. Para essa arquitetura híbrida modular, que pode ser transposta para vários tipos de veículos qualquer que seja o motor térmico, o Grupo PSA desenvolveu um trem traseiro inédito que pode alojar o motor elétrico.
Na fábrica de Mulhouse, as equipes da unidade mecânica se mobilizam e os grupos de trabalho Lean (otimização da qualidade, da eficácia e dos custos através do trabalho em equipe) sucedem-se uns aos outros, com o objetivo de aperfeiçoar a organização futura da linha de produção responsável pela montagem desse novo sistema de tração híbrida.
Trata-se de uma operação de montagem complexa que combina a atividade mecânica tradicional com a operação, mais recente, de integração de componentes elétricos. Graças a maquetes em escala, em três dimensões, utilizadas para criar uma linha de montagem fictícia, os responsáveis e os operadores conjugam seus esforços na busca de maior eficácia e qualidade. Essas simulações servem para otimizar a superfície utilizada, melhorar a ergonomia dos postos de trabalho e, de modo mais amplo, facilitar o trabalho de movimentação e montagem e simplificar os fluxos logísticos. Esse trabalho também auxilia na definição exata do caderno de encargos para os fornecedores.
Em Sochaux, vários Peugeot 3008 dotados da tecnologia HYbrid4 diesel já saíram de uma linha de montagem protótipo. A incorporação dessa tecnologia HYbrid4 no veículo foi realizada em tempo recorde graças à experiência adquirida ao longo dos últimos anos em matéria de sistemas de tração híbridas, particularmente no Citroën C4 e no Peugeot 308. Da mesma forma, a utilização sistemática de ferramentas digitais, a realização de maquetes reais e virtuais do processo, o estabelecimento de toda a equipe do projeto “Hybride” na unidade industrial assim como metodologia em modo chantier (grupos de trabalho multidisciplinares) mobilizaram as energias e aceleraram o desenvolvimento.