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Toyota lança a Fundação Toyota do Brasil

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Imprensa Toyota

* Fundação se torna o braço social da empresa no Brasil
* Mata Atlântica é o foco do primeiro ano de atuação da Fundação
* Portal da Fundação permite interatividade com o público

A Toyota anuncia a criação da Fundação Toyota do Brasil que, por meio de atividades focadas em preservação ambiental e formação de cidadãos, atuará em todo o País, criando uma rede social a favor da sustentabilidade. Além de novas iniciativas, a Fundação Toyota do Brasil também irá unificar e ampliar todas as ações de responsabilidade social já em andamento sob a responsabilidade da montadora.

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A Fundação Toyota do Brasil é também um legado dos 50 anos de história da empresa no País, comemorados no ano passado. “O respeito ao meio ambiente é um dos pilares da Toyota em todo o mundo, seja no desenvolvimento de veículos e soluções ecológicas ou na execução de projetos de preservação do meio ambien te. A criação da Fundação Toyota do Brasil reforça nossas ações sociais no País e comprova a importância da região nos negócios da Toyota Motor Corporation”, afirma Shozo Hasebe, presidente da Toyota Mercosul.

Projetos

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Uma das principais ações planejada para a Fundação Toyota do Brasil é a constituição do projeto Toyota e a Mata Atlântica, que está em fase de viabilidade por meio de uma parceria com a SOS Mata Atlântica. A iniciativa pioneira e multidisciplinar atuará em diversas frentes para obter resultados efetivos na preservação e reflorestamento deste bioma.

A Mata Atlântica abrange 17 estados, onde estão 70% da população brasileira. Atualmente, o bioma tem preservado apenas 8% do seu território original. “A Toyota concentra 90% dos seus 122 distribuidores nesta região, o que viabiliza a criação de uma rede de parceiros para estendermos a atuação não só deste projeto, mas de outras iniciativas da Fundaç&atild e;o Toyota do Brasil”, ressalta Luiz Carlos Andrade Jr., vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.

Neste primeiro ano do Projeto, os principais focos de atuação serão: reflorestamento, preservação de áreas ameaçadas, educação ambiental, voluntariado, além de sensibilização da população e multiplicação de informações.

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Projeto Arara Azul

Paralelamente, a Fundação Toyota do Brasil manterá o apoio a importantes projetos como Arara Azul, no qual a marca já atua há 20 anos. Com sede no Pantanal sul-mato-grossense, o programa visa a preservar as aves nativas daquela região ainda hoje ameaçadas de extinção.

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No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas da região. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não-pavimentadas.

Com a Fundação Toyota do Brasil, a participação no Projet o Arara Azul será ampliada por meio de aporte financeiro para a construção de um Centro de Sustentabilidade na Base do Projeto, em Campo Grande (MS).

Mais projetos

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A Fundação Toyota do Brasil também irá agregar as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente, cultura e saúde, entre outros e contam com o apoio dos colaboradores como voluntários.

Ferramentas Online

Como ferramenta de comunicação com os diversos públicos, a Fundação Toyota lança o portal http://www.fundacaotoyotadobrasil.org.br/, direcionado à divulgação e acompanhamento das ações realizadas em todo o País. Nele também é possível inscrever projetos e obter diversas informações sobre atitudes que contribuem para a sustentabilidade.

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A interatividade também permite que o internauta efetue downloads de wallpapers, avatares e criação de perfis para Orkut, entre outros. O site funcionará como um meio de educação e conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, com ling uagem simplificada e ferramentas que aproximem o público do tema.

Histórico de consciência ambiental

O respeito pelo meio ambiente é um dos principais pilares de sustentação da Toyota. Desde o planejamento de suas fábricas, a montadora, em todo o mundo, realiza estudos sobre impacto ambiental e, a partir dos resultados obtidos, implementa suas unidades produtivas dentro de parâmetros que minimizem danos à fauna, à flora e à atmosfera. No Brasil, esse conceito foi aplicado na construção da fábrica de Indaiatuba, no interior do estado de São Paulo, onde é feito o sedã Corolla.

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O processo produtivo (Toyota Production System, ou, em português, Sistema Toyota de Produção, consolidado a partir da década de 40) também agrega ações que minimizam o impacto ambiental. Isso ocorre, principalmente, por meio do Sistema de Gestão Ambiental, cujo principal objetivo é suplantar as exigências determinadas pela norma ISO 14001. Além disso, todos os colaboradores são estimulados a contribuir com sugestões que reduzam o consumo de insumos naturais, como parte da cultura de melhoria contínua (Kaizen) característica da Toyota.

As fábricas da Toyota do Brasil de São Bernardo do Campo (SP), onde se produz autopeças, e Indaiatuba, bem como o Centro de Distribuição de Guaíba, na Grande Porto Alegre (RS), são certificados pela norma ISO 14001.

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A política de meio ambiente empregada pela Toyota também é disseminada em sua cadeia de fornecedores e na Rede de Concessionárias. Para os fornecedores, a montadora lançou em junho de 2007 o Guia Ambiental de Compras, um manual que os orienta sobre como produzir seus produtos de ntro de parâmetros ecologicamente responsáveis. Dos 173 fornecedores da Toyota do Brasil, 130 possuem certificação ISO 14001.

Na Rede de Concessionárias, a montadora aplica o programa Derap (Dealer Environmental Risk Audit Program, em inglês), que significa, em português, Programa de Auditoria de Riscos Ambientais em Distribuidores. Desenvolvido pela Toyota do Japão, o Derap estabelece metas e avalia as concessionárias da marca quanto à política ambiental da Toyota. Nessa avaliação, são considerados, entre outros, fatores como redução de consumo de energia, água e papel e armazenamento e descarte do óleo retirado dos veículos, nos processos regulares de troca. Mais de 65% dos 122 distribuidores Toyota já aderiram ao Derap e, até o fim do ano, a totalidade dos concessionários deverá fazer parte do programa.

A Toyota também atua nas comunidades onde está situada com a conservação de praças, campanhas corporativas, programas de educação ambiental para alunos de escolas públicas e eventos culturais de conscientização sobre a preservação da natureza, voltados para a população.

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Como consequência dessa política ambiental consistente em 2008, a Toyota recebeu importantes prêmios, entre eles: a) 14º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, concedido pelo trabalho “Projetos de Energia Renovável e de Eficiência e Conservação de Energia em Processos Produtivos e Não-Produtivos”, no qual a Toyota descreveu suas principais atividades de eficiência e conservação de energia e utilização de energia renovável; b) Carro “Verde” do Brasil, conferido ao Corolla pela revista CAR Magazine, por ser o automóvel nacional com o maior número de qualidades relacionadas à proteção ambiental e com o maior número de componentes recicláveis.