Venda de veículos bate recorde em março
No mês passado, 271.494 unidades foram vendidas no País, número 17% maior do que as vendas registradas em março de 2008
Meio e Mensagem – Com informações de Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo
Depois de sofrer os abalos e os efeitos negativos trazidos pela crise econômica mundial, a indústria automotbilística nacional retomou suas forças e conseguiu obter o melhor mês de março de toda a sua história.
No último mês, foi comercializado no Brasil um total de 271.494 veículos (entre automóveis, caminhões e ônibus), número 17% maior do que o registrado pela indústria no mesmo período do ano de 2008.
De acordo com os dados divulgados, esse resultado representa o segundo melhor mês da história do setor automobilístico, perdendo apenas para julho do ano passado, quando foram vendidas 288.137 unidades. Os bons números de março colaboraram também para dar ao primeiro trimestre de 2009 o recorde de emplacamento de novos veículos – um total de 668.314 unidades.
A recuperação do setor foi apoiada, essencialmente, na redução do IPI, realizada pelo governo no final do ano passado, e na diminuição da restrição ao crédito. O recorde das vendas do mês de março também pode ser explicado por uma possível temeridade dos consumidores em relação à prorrogação do corte do IPI, o que poderia ter impulsionado uma antecipação nas compras. Na última segunda-feira, 30, porém, o governo anunciou a extensão da redução do imposto até o mês de junho