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Carro da FEI ganha pneus especiais para a Fórmula SAE, em Michigan

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Competição acontece de 13 a 16 de maio, nos EUA, e reúne 119 equipes de 10 países
Imprensa FEI
Desenvolver pneus específicos para representar o Brasil na competitiva competição internacional de veículos tipo Fórmula 1 foi o desafio dos estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), que já estão nos Estados Unidos para participar da Fórmula SAE, em Michigan. A competição acontece entre os dias 13 e 16, em Brooklyn, e conta com 119 equipes inscritas, de 10 países. A FEI conquistou o direito de participar da Fórmula SAE Michigan ao vencer em 2008 o bicampeonato na V Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, em Americana (SP).
Em parceria com a Pirelli e ajuda de softwares, a equipe fez alterações na estrutura do pneu e na massa de rodagem. O pneu do carro está 200 gramas mais leve, comparado ao anterior que pesava cerca 4,8 quilos. “Durante os testes, observamos que com os novos pneus Pirelli conseguimos baixar em cerca de 2 segundos o tempo de volta do pneu em relação ao usado anteriormente. O pneu mais leve permite maior aderência e mais confiança no carro“, destaca Jean Horcaio, capitão da equipe e estudante do curso de Engenharia Mecânica da FEI. O veículo é projetado e desenvolvido por 13 alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica e do Mestrado.
De acordo com o capitão, as mudanças também possibilitaram maiores valores de aceleração longitudinal e lateral nas provas de aceleração e skid-pad (teste de estabilidade e aceleração lateral do veículo). “Isso nos ajudará a obter melhor pontuação na competição americana”, completa o estudante, que está desde 2005 na equipe Fórmula FEI.
O protótipo RS4 possui motor aplicado à motocicleta Honda CBR 600RR, de 4 cilindros, 4 tempos, com duplo comando no cabeçote e 4 válvulas por cilindro, que desenvolve potência máxima de 79,8 hp a 11.800 rpm. Com chassi tubular em aço, o veículo tem direção do tipo mecânica (sistema pinhão/cremalheira), freios a disco nas quatro rodas, transmissão de 6 velocidades, rodas em alumínio e magnésio e suspensão (dianteira e traseira) com duplo braço triangular. O veículo utiliza gasolina como combustível, acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 4,36 segundos e atinge 160km/h de velocidade máxima.