Imprensa Robotron (G1)
Todos sabemos que manter um automóvel não é tarefa fácil. São revisões, trocas de óleo e filtros, calibragem dos pneus, abastecimento, entre vários outros serviços que pesam no bolso dos motoristas. Além disso, cuidados com a aparência não devem ser esquecidos e apesar de alguns serem meramente estéticos, valorizam o carro, evitam danos e proporcionam maior sensação de conforto aos condutores e passageiros. A Robotron Automação e Tecnologia dá algumas dicas de cuidados que devem ser tomados na hora de lavar o carro:
O indicado é fazê-lo a cada 15 dias, utilizando sabão neutro e bastante água para molhar o carro. A dica é começar lavando o veículo de cima para baixo e por partes. Não lave o carro todo de uma vez para depois enxaguar, pois isso pode causar manchas na pintura. A secagem, por mais que muitos não considerem importante, deixa o carro com brilho e também evita manchas. É importante utilizar um pano macio e que não solte fiapos.
No interior do veículo é preciso aspirar o pó, lembrando de limpar também as dobradiças e as partes internas das portas, que acumulam bastante sujeira. Já os tapetes devem ser lavados com água e sabão e secados a sombra. No painel, o ideal é passar pano úmido e um pincel pode ser utilizado para retirar o pó dos contornos e das saídas de ar. Para os vidros produtos destinados para essa finalidade são recomendado ou caso contrário, utilize apenas um pano umedecido. No caso do vidro traseiro, se possuir desembaçador, não use produtos químicos nem esfregue com força para não danificar os filamentos elétricos.
As palhetas do limpador do párabrisa são itens que geralmente são lembrados apenas quando já estão ressecados. Nesse caso podem até riscar o vidro caso não sejam limpas sempre que se lavar o carro e trocadas uma vez por ano. Para limpar a borracha é muito simples, basta apenas passar um pano umedecido. Outra dica interessante é não colocar detergente no reservatório do limpador do párabrisa, pois pode manchar a pintura. Existem hoje no mercado produtos específicos para esse fim.
Lembre-se ainda que ao lavar o carro não é preciso a utilização de querosene, ao menos que haja resíduos de asfalto ou piche. Nesse caso, utilize um pano embebido no produto e esfregue apenas na área afetada, mas sem fazer força. Não deixe o querosene secar e logo em seguida lave a área com sabão neutro e enxágue.
Já a lavagem do motor requer cuidados e o ideal é fazer isso uma vez ao ano. Evite jogar água quando o motor ainda estiver quente e na hora de lavar não use produtos químicos e derivados de petróleo, pois podem corroer as peças de borracha do motor e também afetar o sistema elétrico. Nunca use água sob pressão, pois pode comprometer sensores e componentes elétricos e eletrônicos.