Connect with us

Uso do ABS e do ESP são temas no 9º Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios

Published

on

Imprensa Bosch

O uso do ABS – Sistema Antibloqueio de Frenagem no Brasil e o futuro da segurança ativa, hoje representado em todo o mundo pelo ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade, são alguns dos temas que estão sendo discutidos no 9º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia, em Gramado – RS.
Durante o Colloquium, estes temas serão apresentados por Geraldo Gardinalli, gerente de Engenharia de Aplicação da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina
O ESP representa o que há de mais moderno atualmente em segurança ativa. Em sua geração 8, modelo mais recente produzido pela Bosch, este programa eletrônico de estabilidade incorpora, além das funções do ABS, os benefícios do TCS – Controle de T ração, o que garante uma aceleração estável e sem deslizamento das rodas.
O principal benefício do ESP é que, em caso de manobras bruscas de emergência, ele é capaz de corrigir automaticamente a trajetória do veículo. “O sistema freia as rodas individualmente e gerencia a potência do motor de acordo com a necessidade”, explica Gardinalli.
Recentemente, o Parlamento Europeu aprovou a obrigatoriedade do ESP. Este item de segurança deverá fazer parte de todos os novos projetos de veículos feitos pela Comunidade Européia a partir de novembro de 2011, e deverá equipar todos os novos veículos produzidos a partir de 2014. O governo americano também adotou a obrigatoriedade do ESP para todos os novos veículos que forem produzidos nos EUA a partir de 2011.
No Brasil o ESP ainda é pouco difundido, mas, recentemente, o país deu um passo importante para o aumento da segurança veicular. No mês passado, o Contran determinou, por meio da Resolução 312, que o A BS deverá ser obrigatório para todos os veículos novos produzidos a partir de janeiro de 2014, com introdução gradual a partir de janeiro de 2010. “O ABS, assim como o ESP, é um item de segurança ativa, isto é, que atua antes do acidente, contribuindo para evitá-lo e para salvar vidas”, ressalta Gardinalli.
Serviço
9º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de EngenhariaPeríodo de realização do evento: de 06 a 8 de maio de 2009Local: Centro de Convenções do Serrano Resort – Gramado-RS Painel: Novas TecnologiasData: 07 de maio, às 18hPalestrante: Geraldo Gardinalli, gerente de Engenharia de Aplicação da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina