Connect with us

Depois de vencer o Rally Dakar, Volkswagen participa do Rally dos Sertões 2009 com dupla brasileira

Published

on

Imprensa VW

A Volkswagen Motorsport compete no Rally dos Sertões, de 23 de junho a 3 de julho, com três duplas no comando dos Race Touareg, o mesmo modelo vencedor do último Rally Dakar. Para explorar a vantagem de correr em casa, em um deles estréia no time a dupla de brasileiros formada pelo piloto Maurício Neves – campeão dos Sertões em 2007 – e pelo co-piloto Eduardo Bampi. Neves tem quase 20 anos de experiência como preparador de carros e corredor, tem no currículo 43 corridas disputadas, foi cinco vezes campeão brasileiro de rali e já esteve três vezes no Rally dos Sertões, onde além do campeonato de 2007 conquistou dois vices, em 2002 e 2004.

Além dos brasileiros, a Volkswagen traz para correr no Rally dos Sertões o piloto espanhol Carlos Sainz e o compatriota Lucas Cruz Senra como seu novo co-piloto. Completam o time no Brasil o piloto Nasser Al-Attiyah, do Catar, com o co-piloto alemão Timo Gottschalk, que também fazem sua estréia na direção do Race Touareg com motor TDI de 280 cavalos, o primeiro diesel vencedor do Rally Dakar em toda a história da competição.

Advertisement
Esta será a primeira prova da Volkswagen depois da histórica vitória no Rally Dakar em janeiro. Para a equipe, a competição de dez etapas e 5.043 quilômetros entre Goiânia e Natal é a melhor maneira de se preparar a participação no próximo Dakar, que a exemplo deste ano também acontecerá em trilhas na Argentina e no Chile.

Há várias semelhanças entre as duas competições, diz Kris Nissen, diretor da Volkswagen Motorsport: “O terreno é muito parecido com algumas etapas do Dakar”, explica. “Ao mesmo tempo, esta disputa impõe desafios que não existem no Dakar, sendo portanto uma boa oportunidade para a equipe inteira se preparar numa intensa prova de resistência, visando a competição maior em janeiro de 2010. A mesma coisa diz respeito às nossas novas duplas piloto/co-piloto, que terão de competir dentro da equipe Volkswagen com a dupla local Maurício Neves/Eduardo Bampi, já experiente no Sertões.”

Heróis locais aumentam chances da equipe Volkswagen

Antes dos Sertões, Neves e Bampi terão amplas oportunidades para se familiarizar com o novo carro de corrida, o Race Touareg, que será testado por eles no Brasil. Neves estabeleceu uma clara meta para si mesmo nesta 17a edição dos Sertões: “É uma grande honra para mim e para o Eduardo poder competir na equipe vencedora do Dakar, ao lado de astros como Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah. O Race Touareg já comprovou em várias ocasiões ser o veículo mais veloz e confiável nesta modalidade esportiva. Foi o destaque dos Sertões 2008 também. Por isso queremos mostrar o melhor desempenho possível na frente dos torcedores daqui de casa com este veículo top de linha. O nosso objetivo é um lugar no pódio.”

Advertisement
Torcida adora “sapos azuis”: com eles Volkswagen fez 2 dobradinhas nos Sertões de 2008
Vencendo dez das dez etapas e cruzando as linhas de chegada com diferenças mínimas entre os carros da equipe (de 1 segundo a 5 minutos no máximo), a Volkswagen marcou uma impressionante dobradinha no Rally dos Sertões de 2008, com Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (África do Sul/Alemanha) em primeiro e Mark Miller/Ralph Pitchford (Estados Unidos/África do Sul) em segundo. As mesmas duplas repetiram o feito no Rally Dakar. Antes da virada do ano, o Race Touareg rapidamente tornou-se o preferido da torcida no Brasil, terceiro mercado mundial da Volkswagen. Em homenagem ao design singular do modelo, ao seu desempenho fora-de-estrada e às cores azul e prata da Red Bull, os torcedores apelidaram os dois carros de rali da equipe de “sapos azuis”.

Primeira prova de resistência para novas duplas Volkswagen

Os Sertões deste ano será a primeira prova de resistência para Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Catar/Alemanha) e Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra (Espanha) como novas duplas regulares da Volkswagen Motorsport. A equipe já contratou Al-Attiyah e Cruz Senra para o próximo Dakar, que em janeiro de 2010, novamente na Argentina e no Chile. Ambos estréiam no Rally dos Sertões 2009 como dupla da montadora sediada em Wolfsburg. “Todo piloto de rali sonha ter a chance de competir por uma escuderia como a Volkswagen”, diz Al-Attiyah. “No Brasil terei de enfrentar muitas novidades: equipe nova, co-piloto novo, rali novo. Já cumpri 700 quilômetros de testes na Hungria com o meu co-piloto Timo Gottschalk. Nos demos muito bem logo de saída. Evidentemente queremos que esse bom relacionamento se traduza num bom resultado nos Sertões e queremos fazer jus à confiança que depositaram em nós.”

Sainz também tem um novo co-piloto, o compatriota Lucas Cruz Senra, com quem pela primeira vez compartilhará o cockpit do Race Touareg. “Claro que é uma vantagem poder comunicar-se na língua nativa durante as etapas, que são de longa duração”, diz Sainz, que venceu seis etapas do último Dakar e liderou a corrida durante oito dias. “Lucas e eu evidentemente temos de começar aprendendo a nos conhecer mutuamente por um certo tempo. Outra coisa que está clara é que embora estejamos competindo juntos pela primeira vez, definitivamente queremos vencer, apesar da forte rivalidade dos nossos próprios companheiros de equipe, Nasser Al-Attiyah e Maurício Neves, herói local que conhece intimamente o terreno.”

Advertisement
Mais de 5.000 km com muita água e trechos de cascalho de alta velocidade

Com mais de 5.000 km de prova, altas temperaturas externas e dez etapas sem um único dia de descanso, o Rally dos Sertões é um dos eventos mais duros do calendário mundial de rali. Atravessar um total de seis estados brasileiros apresenta vários desafios para as equipes: em 2008, por exemplo, houve cerca de 40 passagens por poças d’água ou riachos, com 150 metros cada, além de trechos muito rápidos de cascalho. “Os Sertões é diferente do Dakar, embora haja analogias e ambos sejam realizados no mesmo continente”, diz Gottschalk, co-piloto do novo piloto integrante da equipe, Nasser Al-Attiyah. “Vai ser crucial ajustarmos a velocidade com perfeição às mudanças de condições sem correr riscos e sem perda desnecessária de tempo.”

Roadbook detalhado desafia co-pilotos

Advertisement
Em 2008 os co-pilotos da Volkswagen elogiaram o roadbook fornecido pelos organizadores do Rally dos Sertões, pela quantidade de informações detalhadas. “Mas na verdade esses detalhes são um desafio para os co-pilotos, porque somos obrigados a dar muitas informações ao piloto e ao mesmo tempo temos de julgar se a rota que seguimos é a melhor, já que há inúmeras trilhas estreitas”, afirma Gottschalk.

Sertões 2009: primeira de duas provas a caminho do Rally Dakar 2010

O Rally dos Sertões é a primeira de duas provas que a Volkswagen vai disputar antes do Rally Dakar 2010. Além do evento no Brasil, o calendário da equipe da Volkswagen inclui o Rally da Rota da Seda (Silk Way Rally), que passa pela Rússia, Cazaquistão e Turcomenistão de 5 a 13 de setembro. Organizado pela ASO, que também realiza o Dakar, esse rali tem trechos de dunas e areia parecidos com os do Dakar.