Connect with us

Depois de vencer o Rally Dakar, Volkswagen participa do Rally dos Sertões 2009 com dupla brasileira

Published

on

Imprensa VW

A Volkswagen Motorsport compete no Rally dos Sertões, de 23 de junho a 3 de julho, com três duplas no comando dos Race Touareg, o mesmo modelo vencedor do último Rally Dakar. Para explorar a vantagem de correr em casa, em um deles estréia no time a dupla de brasileiros formada pelo piloto Maurício Neves – campeão dos Sertões em 2007 – e pelo co-piloto Eduardo Bampi. Neves tem quase 20 anos de experiência como preparador de carros e corredor, tem no currículo 43 corridas disputadas, foi cinco vezes campeão brasileiro de rali e já esteve três vezes no Rally dos Sertões, onde além do campeonato de 2007 conquistou dois vices, em 2002 e 2004.

Advertisement
Além dos brasileiros, a Volkswagen traz para correr no Rally dos Sertões o piloto espanhol Carlos Sainz e o compatriota Lucas Cruz Senra como seu novo co-piloto. Completam o time no Brasil o piloto Nasser Al-Attiyah, do Catar, com o co-piloto alemão Timo Gottschalk, que também fazem sua estréia na direção do Race Touareg com motor TDI de 280 cavalos, o primeiro diesel vencedor do Rally Dakar em toda a história da competição.

Esta será a primeira prova da Volkswagen depois da histórica vitória no Rally Dakar em janeiro. Para a equipe, a competição de dez etapas e 5.043 quilômetros entre Goiânia e Natal é a melhor maneira de se preparar a participação no próximo Dakar, que a exemplo deste ano também acontecerá em trilhas na Argentina e no Chile.

Há várias semelhanças entre as duas competições, diz Kris Nissen, diretor da Volkswagen Motorsport: “O terreno é muito parecido com algumas etapas do Dakar”, explica. “Ao mesmo tempo, esta disputa impõe desafios que não existem no Dakar, sendo portanto uma boa oportunidade para a equipe inteira se preparar numa intensa prova de resistência, visando a competição maior em janeiro de 2010. A mesma coisa diz respeito às nossas novas duplas piloto/co-piloto, que terão de competir dentro da equipe Volkswagen com a dupla local Maurício Neves/Eduardo Bampi, já experiente no Sertões.”

Heróis locais aumentam chances da equipe Volkswagen

Advertisement

Antes dos Sertões, Neves e Bampi terão amplas oportunidades para se familiarizar com o novo carro de corrida, o Race Touareg, que será testado por eles no Brasil. Neves estabeleceu uma clara meta para si mesmo nesta 17a edição dos Sertões: “É uma grande honra para mim e para o Eduardo poder competir na equipe vencedora do Dakar, ao lado de astros como Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah. O Race Touareg já comprovou em várias ocasiões ser o veículo mais veloz e confiável nesta modalidade esportiva. Foi o destaque dos Sertões 2008 também. Por isso queremos mostrar o melhor desempenho possível na frente dos torcedores daqui de casa com este veículo top de linha. O nosso objetivo é um lugar no pódio.”

Torcida adora “sapos azuis”: com eles Volkswagen fez 2 dobradinhas nos Sertões de 2008
Vencendo dez das dez etapas e cruzando as linhas de chegada com diferenças mínimas entre os carros da equipe (de 1 segundo a 5 minutos no máximo), a Volkswagen marcou uma impressionante dobradinha no Rally dos Sertões de 2008, com Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (África do Sul/Alemanha) em primeiro e Mark Miller/Ralph Pitchford (Estados Unidos/África do Sul) em segundo. As mesmas duplas repetiram o feito no Rally Dakar. Antes da virada do ano, o Race Touareg rapidamente tornou-se o preferido da torcida no Brasil, terceiro mercado mundial da Volkswagen. Em homenagem ao design singular do modelo, ao seu desempenho fora-de-estrada e às cores azul e prata da Red Bull, os torcedores apelidaram os dois carros de rali da equipe de “sapos azuis”.

Primeira prova de resistência para novas duplas Volkswagen

Advertisement

Os Sertões deste ano será a primeira prova de resistência para Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Catar/Alemanha) e Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra (Espanha) como novas duplas regulares da Volkswagen Motorsport. A equipe já contratou Al-Attiyah e Cruz Senra para o próximo Dakar, que em janeiro de 2010, novamente na Argentina e no Chile. Ambos estréiam no Rally dos Sertões 2009 como dupla da montadora sediada em Wolfsburg. “Todo piloto de rali sonha ter a chance de competir por uma escuderia como a Volkswagen”, diz Al-Attiyah. “No Brasil terei de enfrentar muitas novidades: equipe nova, co-piloto novo, rali novo. Já cumpri 700 quilômetros de testes na Hungria com o meu co-piloto Timo Gottschalk. Nos demos muito bem logo de saída. Evidentemente queremos que esse bom relacionamento se traduza num bom resultado nos Sertões e queremos fazer jus à confiança que depositaram em nós.”

Sainz também tem um novo co-piloto, o compatriota Lucas Cruz Senra, com quem pela primeira vez compartilhará o cockpit do Race Touareg. “Claro que é uma vantagem poder comunicar-se na língua nativa durante as etapas, que são de longa duração”, diz Sainz, que venceu seis etapas do último Dakar e liderou a corrida durante oito dias. “Lucas e eu evidentemente temos de começar aprendendo a nos conhecer mutuamente por um certo tempo. Outra coisa que está clara é que embora estejamos competindo juntos pela primeira vez, definitivamente queremos vencer, apesar da forte rivalidade dos nossos próprios companheiros de equipe, Nasser Al-Attiyah e Maurício Neves, herói local que conhece intimamente o terreno.”

Mais de 5.000 km com muita água e trechos de cascalho de alta velocidade

Advertisement

Com mais de 5.000 km de prova, altas temperaturas externas e dez etapas sem um único dia de descanso, o Rally dos Sertões é um dos eventos mais duros do calendário mundial de rali. Atravessar um total de seis estados brasileiros apresenta vários desafios para as equipes: em 2008, por exemplo, houve cerca de 40 passagens por poças d’água ou riachos, com 150 metros cada, além de trechos muito rápidos de cascalho. “Os Sertões é diferente do Dakar, embora haja analogias e ambos sejam realizados no mesmo continente”, diz Gottschalk, co-piloto do novo piloto integrante da equipe, Nasser Al-Attiyah. “Vai ser crucial ajustarmos a velocidade com perfeição às mudanças de condições sem correr riscos e sem perda desnecessária de tempo.”

Roadbook detalhado desafia co-pilotos

Advertisement
Em 2008 os co-pilotos da Volkswagen elogiaram o roadbook fornecido pelos organizadores do Rally dos Sertões, pela quantidade de informações detalhadas. “Mas na verdade esses detalhes são um desafio para os co-pilotos, porque somos obrigados a dar muitas informações ao piloto e ao mesmo tempo temos de julgar se a rota que seguimos é a melhor, já que há inúmeras trilhas estreitas”, afirma Gottschalk.

Sertões 2009: primeira de duas provas a caminho do Rally Dakar 2010

O Rally dos Sertões é a primeira de duas provas que a Volkswagen vai disputar antes do Rally Dakar 2010. Além do evento no Brasil, o calendário da equipe da Volkswagen inclui o Rally da Rota da Seda (Silk Way Rally), que passa pela Rússia, Cazaquistão e Turcomenistão de 5 a 13 de setembro. Organizado pela ASO, que também realiza o Dakar, esse rali tem trechos de dunas e areia parecidos com os do Dakar.
Advertisement
Advertisement