Connect with us

Fórum da SAE BRASIL aponta o estado da arte em motores Diesel

Published

on

Encontro apresentará dia 6 de agosto, em Curitiba, os últimos desenvolvimentos tecnológicos para Diesel, principalmente para automóveis

Imprensa SAE BRASIL

Dia 6 de agosto, os principais especialistas em motores Diesel do País estarão em Curitiba (PR) para apresentar as últimas novidades na área, durante o 6º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias de Motores Diesel. Realizado no campus da Unicemp (Universidade Positivo), o encontro terá dois painéis: Tendências para Tecnologia Diesel, que englobará mercado e meio ambiente; e Tecnologia Diesel do Futuro. Além disso, uma mesa-redonda com especialistas explicará porque o Diesel é uma tecnologia do futuro e importante para o desenvolvimento do Brasil.

Advertisement

Representantes da Dedini, FEV, FPT, Petrobras, Renault, Shell, Simrit, Umicore, Unicemp, Volkswagen Caminhões e Volvo já confirmaram presença no fórum, por meio de palestras que abordarão o desenvolvimento da tecnologia Diesel.

“As discussões estarão centradas nas tendências da tecnologia Diesel, que é a tecnologia do futuro, pois os motores são mais robustos e confiáveis, oferecem maior capacidade em torque e são largamente empregados em outros países, mas no Brasil esbarram em restrições”, diz Wilson Loterio (foto), chairman do fórum, organizado pela Seção Paraná Santa Catarina da SAE BRASIL.

Advertisement
O encontro iniciará com o painel Tendências para Tecnologia Diesel, em que João Irineu Medeiros, diretor de Engenharia de Produtos, da FPT, abordará a demanda tecnológica para motores Diesel. A qualidade do Diesel também está na pauta, com Nicole Hoff, engenheira de Combustíveis da Renault.

A Volvo será representada pelo engenheiro Luis Laffitte Ronconi, que falará sobre o futuro da legislação de emissões nos EUA, União Européia, América Latina e sistemas de diagnóstico no Brasil (OBD). Já a Simrit apresentará as novas tecnologias para componentes de vedação de alta performance, com o engenheiro Edson Medeiros.

Biodisel

Advertisement

Os combustíveis alternativos também terão espaço. Luis Gustavo Lacerda, coordenador de cursos de especialização da Unicemp dará um panorama da produção de biodiesel a partir de biomassa; enquanto Bruna Fernandes, engenheira de Desenvolvimento de Tecnologia e Negócios na Área de Meio Ambiente da Dedini Indústrias de Base, fará apresentação sobre o biocombustível a partir da vinhaça de cana. Já a Petrobras destacará aldeídos em veículos a Diesel e seus impactos no meio ambiente, com o consultor Tadeu Cavalcante de Melo.

No painel Tecnologia Diesel do Futuro, o assunto mercados emergentes ficará a cargo de Paulo Alleo, diretor de Engenharia da Volkswagen Caminhões. A FEV, representada pelo diretor técnico Fausto Neves, abordará as tendências para combustão no ciclo Diesel-HCCI. Participam, ainda, do painel Luis Fernando Sabino, consultor global de Tecnologia da Shell; que falará sobre o futuro dos combustíveis; e Stephan Blumrich, gerente geral de Catalisadores Automotivos para América do Sul, da Umicore, que mostrará o cenário atual e as tendências nos veículos Diesel no âmbito do pós-tratamento.

Advertisement
A última palestra do fórum terá como tema as oportunidades de desenvolvimento econômico com a aplicação de motores Diesel em carros de passeio, Rubens Avanzini, coordenador da Comissão Técnica de Tecnologia Diesel da SAE BRASIL. O encontro encerrará com a mesa-redonda ‘Por que o Diesel é uma Tecnologia do Futuro?

Wilson Loterio ressalta que é hora de corrigir distorções e eliminar restrições legais, que proíbem o uso dos motores Diesel em veículos de passeio. “É preciso acreditar no potencial do Diesel e seguir a tendência mundial”, diz o diretor do fórum, que será realizado na Unicemp (rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300).Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância do trabalho realizado pelas Seções Regionais no desenvolvimento e difusão de conhecimentos para a comunidade de engenharia. “Tendo em vista a vocação de suas áreas de abrangência, as Seções Regionais promovem eventos de elevado conteúdo técnico e de grande interesse para o setor, já que debatem os desafios e os avanços da engenharia em diferentes áreas”, destaca.