Projeto “Costurando o Futuro”, da Fundação Volkswagen, dá trabalho e renda para mulheres carentes de São Bernardo
Imprensa VW
A Fundação Volkswagen lançará na segunda-feira (22/6), às 9h, em parceria com a prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), o projeto “Costurando o Futuro”, que capacitará mulheres carentes do entorno da fábrica Anchieta para a confecção de acessórios a partir do tecido reciclado de uniformes usados pelos colaboradores da empresa. O evento será na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania do município (av. Redenção, 271), que acaba de ganhar uma moderna oficina-escola de costura, onde as alunas vão aprender e trabalhar.
O evento contará com a participação do vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Dr. Josef-Fidelis Senn, que também é presidente da Fundação Volkswagen, e do prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho.
Neste ano de 2009, o objetivo do projeto “Costurando o Futuro” é capacitar 40 pessoas, sendo 30 mulheres da comunidade do DER e 10 que vivem em situação de risco e são atendidas por projetos sociais da prefeitura. Elas serão recrutadas, selecionadas e capacitadas pela organização social Mundaréu, especialmente contratada para a tarefa.
Segundo o Dr. Josef-Fidelis Senn, “a Volkswagen do Brasil pretende contribuir com este projeto para o desenvolvimento social do município e do País, oferecendo às mulheres assistidas uma alternativa concreta de trabalho e de geração de renda”. Além disso, acrescentou, queremos também dar uma destinação mais nobre e ambientalmente amigável para os uniformes dos colaboradores, que antes eram descartados.
Pilar Social
O Costurando o Futuro faz parte de um dos dois pilares da Fundação Volkswagen, que é o pilar do “Investimento Social Privado”. Dentro deste pilar, a instituição também investe no concurso “Volkswagen na Comunidade”, que patrocina projetos sociais de colaboradores na comunidade, e no “Coral da Gente”, em parceria com o Instituto Baccarelli, que beneficia crianças carentes da favela Heliópolis, em São Paulo.