Connect with us

F-3 Inglesa: Boyd vence e Buzaid completa a dobradinha da T-Sport em Donington Park

Published

on

Um carro com motor Volkswagen não vencia havia oito etapas na Fórmula 3 Inglesa
Texto: Dinho Leme Comunicação
Fotos: Jakob Ebrey
A equipe T-Sport, do inglês Wayne Boyd e do brasileiro Adriano Buzaid, fez a festa com uma dobradinha sob chuva na 12ª etapa da Fórmula 3 Inglesa, disputada neste domingo (19), em Donington Park. O resultado veio depois de uma das provas mais confusas da temporada. “Foi a corrida mais louca da minha vida”, contou Adriano Buzaid, que chegou em segundo, conquistando seu terceiro pódio no campeonato de estreia, apenas seis segundos distante de seu companheiro de equipe, o primeiro.
“Estou feliz por ter atingido o objetivo de somar 20 pontos. Fiz mais do que isso, fiz 23. Mas foi um misto de sentimentos, porque a alegria do pódio vem sempre com o pensamento de que dava para ter vencido. E hoje eu acho que dava mesmo”, disse o piloto brasileiro, que esteve na briga pelo primeiro lugar a corrida inteira. Primeiro, numa disputa particular com o pole position, Daniel Ricciardo. Depois, com Renger van der Zande, que passou os dois, botando o líder para rodar.
Na frente de Adriano Buzaid, o piloto reduziu o ritmo para que seu companheiro de equipe, Walter Grubmuller, pudesse se aproximar. A atitude fez os comissários aplicarem uma punição ao líder, que mesmo assim não parou nos boxes e fez o brasileiro forçar a ultrapassagem para se livrar dele. Numa das tentativas, acabou escapando e perdeu a segunda posição para Wayne Boyd, que logo depois arriscou tudo numa manobra e tomou a liderança de Renger van der Zande.
Adriano Buzaid veio na sequência, para formar a dobradinha da T-Sport, em segundo. Na primeira corrida, ele havia terminado em quinto. Com a soma dos pontos, ele subiu para o quinto lugar no campeonato. “Agora, o objetivo é manter o embalo para as próximas corridas e tentar ganhar mais algumas posições na tabela, mas com certeza foi um fim de semana muito bom para a T-Sport”, comemorou Adriano Buzaid, que passou a ser o segundo melhor piloto Volkswagen no campeonato.
No fim da tarde, a alegria ficou de lado quando ele recebeu a notícia da morte de Henry Surtees. O piloto inglês, de 18 anos, morreu num acidente durante uma corrida da Fórmula 2, em Brands Hatch. Adriano Buzaid o conhecia da temporada passada, quando foram companheiros de equipe na Carlin, na rápida passagem do brasileiro pela National Class da Fórmula 3 Inglesa. “Fiquei muito triste com a notícia, foi um choque para mim, já que tivemos bastante contato quando andamos junto. Quero homenageá-lo na próxima corrida”, disse Adriano Buzaid.