Connect with us

Honda City: um sedã ousado em todos os sentidos

Published

on

Modelo é o terceiro automóvel da história da Honda a ser produzido na fábrica de Sumaré (SP)
Texto e Fotos: Imprensa Honda
Ele é sucesso em mais de 40 países. Em setembro do ano passado, o mundo conheceu sua terceira geração, que já vendeu mais de 150 mil unidades. Esse é um pequeno perfil do Honda City, o mais novo lançamento da marca no país e que será produzido na fábrica de Sumaré (SP), tornando-se o terceiro modelo da história da Honda Automóveis com produção nacional. O sedã passa a ser vendido na rede de concessionárias da marca a partir do final de julho.

Atraente, confortável, espaçoso e potente. Características tão almejadas pelo consumidor estão presentes no projeto do modelo. Seu visual ressalta o conceito arrowshot form, que se assemelha a uma flecha a ponto de ser atirada com um arco em alta tensão. Já o motor 1.5l i-VTEC Flex aplicado nas três versões (LX, EX e EXL) oferece desempenho e economia.

Seu interior é, sem dúvida, aconchegante, bem iluminado e convidativo, resultado da combinação de cores e da qualidade dos materiais empregados no acabamento. O modelo foi desenvolvido seguindo o conceito cool lounge, que visa oferecer o máximo de soluções inteligentes que privilegiam funcionalidade e ergonomia. Um veículo que proporciona, acima de tudo, bem estar aos ocupantes. Destaque também para o amplo porta-malas, com capacidade para 506l.

Todos esses atributos já foram bem aceitos pelo público internacional. A terceira geração do modelo já recebeu prêmios nos dois países mais populosos do mundo. Na China, foi eleito o carro com o “Melhor Design”. Na Índia, o Honda City conseguiu recentemente nada menos do que dez premiações nas mais diversas publicações e institutos especializados, entre as quais a de “Carro do Ano”.

A Unidade brasileira será a oitava no mundo, a primeira nas três Américas, a produzir o Honda City. Até então, apenas países asiáticos (Tailândia, Filipinas, Malásia, Índia, Paquistão e China) e um europeu (Turquia) eram responsáveis por abastecer a demanda mundial pelo produto.

Advertisement

Com a ampliação de Unidades fabris, a Honda também planeja estender o número de paises que receberão o sedã, que teve sua primeira geração apresentada em 1996. A partir deste ano, pretende atingir 91 localidades, bem superior às 42 que comercializavam o automóvel até dois anos atrás. O Brasil, por exemplo, exportará para a América do Sul.

O lançamento do Honda City consolida ainda mais a participação da empresa no disputado mercado automotivo nacional. Em 1997, abriu suas portas da Unidade de Sumaré, com o Honda Civic. Desde então, se transformou no veículo mais vendido entre os sedãs médios, princi¬palmente após a apresentação da oitava geração (New Civic), em 2006.

O ano de 2003 registrou o início da fabricação do Honda Fit. O mo¬novo¬lume se tornou sucesso na categoria. No ano passado, foi apresentada sua segunda geração (New Fit). No primeiro trimestre de 2007, foi a vez do Civic Si, o esportivo da linha Civic, começar a ser produzido na Unidade localizada no interior paulista.