Connect with us

Minas sediará em setembro a Baja SAE BRASIL-Etapa Sudeste

Published

on

Competição reunirá nos dias 12 e 13 de setembro, em Minas Gerais, estudantes de 24 instituições de ensino, de 4 Estados, além de Brasília

Imprensa SAE Brasil

Nos dias 12 e 13 de setembro, as equipes de Baja SAE de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Brasília e de Minas Gerais participarão da Competição Baja SAE BRASIL Regional 2009-Etapa Sudeste. Pela primeira vez, a competição regional de carros off-road, construídos pelos estudantes de engenharia, será realizada em Minas Gerais, no Distrito Industrial de Sarzedo. Estão inscritas na competição 29 equipes, compostas por cerca de 300 estudantes, de 24 instituições de ensino superior. As provas acontecem no Campo de Provas da CNH, região metropolitana de Belo Horizonte.

Advertisement

Das 29 equipes inscritas, 15 são de São Paulo, oito do Rio de Janeiro, quatro de Minas Gerais, uma do Espírito Santo e uma do Distrito Federal. As provas terão início no sábado, dia 12, com apresentação oral dos projetos e avaliações de segurança, conforto e regulagem de motor. Dia 13, domingo, os carros serão submetidos a provas de subida de rampa, tração, desempenho de dirigibilidade e um enduro de resistência, com três horas de duração. Com exceção das apresentações orais, as demais provas são abertas ao público.

A competição tem como objetivo dar oportunidade para as equipes testarem os veículos para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, a ser realizada no primeiro semestre de 2010 em Piracicaba, SP. Cerca de 70 equipes do Brasil e do Exterior marcam presença todos os anos.

Advertisement
Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realiza mais duas competições regionais durante o ano: a Etapa Nordeste, nos dias 13 e 15 de novembro (local a definir); e a Etapa Sul, com data e local também a definir.

Veículos

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Advertisement

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, conta que o Projeto Baja SAE é um dos programas de maior sucesso da SAE BRASIL para a capacitação dos futuros engenheiros, no qual cada equipe de estudantes se envolve em um caso real de desenvolvimento de um veículo, com todas as ações correlatas. “Além de praticarem os conceitos teóricos adquiridos em sala de aula, eles são submetidos às experiências da vida real, como trabalho em equipe, atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para o projeto e atividades diversas, muitas delas em áreas não exploradas nos cursos regulares, mas que incentivam a criatividade e o surgimento de lideranças”, diz. Segundo Botelho, muitas empresas têm priorizado a contratação de ex-participantes do Projeto por terem a certeza de que eles estão bem preparados. “Isso comprova a importância da competição”, completa.