“Fica-Filipe” evita que a roda se solte e alerta motorista sobre problema
Texto: Fabricio Mazocco – jornalista científico
É comum encontrarmos notícias relacionadas a acidentes, muitas vezes fatais, provocados por rodas que se soltam dos eixos dos caminhões. Valter Pereira, um inventor de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, especializado na manutenção de sistemas de tração e suspensão de veículos de cargas, percebendo a alta incidência desse tipo de problema, desenvolveu um sistema de segurança capaz de evitar esse tipo de ocorrência.
O sistema, denominado “Fica-Filipe”, é usado nos eixos das rodas que não têm tração, construído com dispositivos mecânicos e eletroeletrônicos capazes de identificar e avisar o motorista que há algum tipo de problema no eixo do seu veículo. Essa tecnologia foi depositada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) na forma de dois documentos de patente.
Vários são os motivos que podem fazer com que a roda se solte do caminhão, como a quebra do eixo, quebra da ponteira, quebra de rolamento ou espanamento de rosca. Em muitos desses casos, que são comuns, o “rodeiro” (ou “filipe” como é conhecido) escapa, o que pode provocar sérios acidentes e prejuízos.
Ao acontecer algum desses problemas, mesmo com o “rodeiro” escapando, o Fica-Filipe evita que a roda saia repentinamente. Além disso, um sensor instalado no eixo faz com que, ao soltar o rodeiro, um sinal sonoro seja emitido na cabine do motorista, alertando-o do problema. Assim, o caminhoneiro tem a segurança de parar o caminhão antes da roda se soltar.
Valter levou cinco anos para desenvolver o Fica-Filipe. O equipamentos já está sendo testado em caminhões e carretas, inclusive em caminhões que transportam grande volume de carga, como por exemplo nos caminhões de cana-de-açúcar. Atualmente, o Fica-Filipe está sendo negociado para ser produzido e comercializado por fabricantes de carretas e trucks.