Verba liberada pelo Departamento de Energia confirma e reforça o empenho da empresa em fabricar sistemas híbridos de propulsão para veículos comerciais
Texto: Imprensa Allison Transmission
A Allison Transmission, líder mundial no fornecimento de transmissões totalmente automáticas e de sistemas híbridos de propulsão para veículos comerciais e militares, recebeu do U.S. Department of Energy (Departamento de Energia dos Estados Unidos) a notificação de que receberá um incentivo de US$ 62,8 milhões para reforçar suas atividades em projeto, desenvolvimento e fabricação, com custos competitivos, de sistemas híbridos para caminhões comerciais. O anúncio foi feito ontem, 6 de agosto de 2009, pelo presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, na cidade de Elkhart, em Indiana, durante discurso sobre investimentos em veículos movidos à energia elétrica e seus componentes. O incentivo deve aumentar a capacidade produtiva de sistemas híbridos de propulsão no mercado norte-americano de caminhões comerciais.
A Allison é a maior produtora de sistemas híbridos de propulsão para ônibus urbanos, também desenvolvidos com apoio do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Desde 2003, foram fabricados mais de 2300 sistemas híbridos, que já operam em ônibus urbanos em 126 cidades ao redor do mundo. Juntos, os ônibus equipados com sistemas híbridos Allison Transmission já rodaram cerca de 89 milhões de quilômetros, deixando de consumir aproximadamente 29 milhões de litros de combustível, o que evitou a emissão de 75 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.
Os novos sistemas de propulsão híbrida para caminhões comerciais serão fabricados na matriz da Allison Transmission em Indianápolis, nos Estados Unidos. A Allison trabalhará em parceria com os principais fornecedores para produzir os sistemas de armazenagem de energia e demais componentes para o projeto.