Connect with us

Outros

ANFAVEA apresenta os números do mercado

Published

on

Foram produzidos um total de 282.626 unidades em julho

Sérgio Dias

A ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou ontem os resultados da produção e licenciamento de veículos no mês de julho e o acumulado do desde janeiro de 2009. Apresentou também os números comparativos com o mês anterior, com o mesmo mês em 2008 e comparações entre os meses acumulados também com 2008.
O mês de julho foi o segundo melhor mês do ano com a produção total de 281.626 unidades. Perdeu apenas para o mês de julho com a sua produção de 284.281 unidades. Portanto em relação ao mês de junho houve uma pequena queda de 0,9%. Em comparação com o mês de julho de 2008 a queda foi de 11,5%, pois naquele mês a produção total foi de 318.288. E no acumulado do ano até julho em comparação com o mesmo período de 2008 a queda foi de 12,9%.
Veículos 1000 cc

Os veículos até 1000 cilindradas representaram no mês de julho 55,1% das vendas. No acumulado do ano este número representa 52,7%. Percebe-se que aos poucos este número volta ao patamar de anos anteriores.
Veículos Flex

Mostrando o sucesso das suas vendas os veículos flex representaram no mês de julho 89% das vendas. No acumulado do ano as suas vendas representam 88,4% do total.
Liderança

Considerando apenas os automóveis e comerciais leves a Volkswagen lidera o número de licenciamentos, seguida pela Fiat, Chevrolet, Ford, Peugeot-Citroën e Renault. No acumulado do ano há apenas uma alteração com a entrada na Honda no lugar da Renault. Neste mesmo período em 2008 a liderança era da Fiat.
Advertisement

Nível das vendas

Para o presidente da ANFAVEA, Jackson Schneider, o volume de vendas está mais associado ao volume de crédito disponível no mercado e a baixa dos juros do que necessariamente a isenção do IPI. Segundo ele na faixa dos veículos que tem a isenção o perfil dos compradores são os que tomam crédito para a aquisição.