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CAMINHÕES DA SCUDERIA IVECO ESTÃO MAIS COMPETITIVOS
Para pilotos, melhoria nos caminhões trará bons resultados
Texto: Imprensa Iveco
Novidades não faltarão para a equipe Iveco na sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck que será realizada domingo (16), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR). A Scuderia Iveco vai estrear no circuito utilizando em seus caminhões molas dianteiras parabólicas (primeira equipe a adotar esse tipo de íten) e novo amortecedor traseiro. Também foram feitas melhorias na unidade injetora e na calibração dos motores dos Stralis. Além das inovações técnicas, a Scuderia Iveco contratou engenheiro da FPT – Fiat PowerTrain Technologies– fabricante dos motores da Iveco e empresa parceira da montadora no campeonato de F. Truck – para atuar na equipe como calibrador do motor.
Segundo Marcelo Sakurai, engenheiro de projeto da Scuderia Iveco, todas as inovações foram feitas para ganho de velocidade e melhor aderência das rodas no solo. “A pista do autódromo de Londrina é considerada “travada”, ou seja, possui curvas de baixa velocidade que dificultam as ultrapassagens”. Para Sakurai, o uso das molas parabólicas, considerada a principal novidade, é ideal, uma vez que o equipamento facilita a regulagem do amortecedor e possibilita ao piloto fazer uma curva fechada mais rapidamente.
Todas essas mudanças garantem melhor desempenho aos caminhões Stralis de números 55 e 88, dos pilotos Adilson Cajuru e Beto Monteiro. Na prova realizada no mês de julho em São Paulo, foram feitos ajustes no motor, que incluiu uma nova câmara de combustão e melhorias no sistema de injeção. Com isso, Monteiro conquistou o quarto lugar e o primeiro pódio do ano para a Scuderia. Adílson Cajuru chegou em oitavo e somou pontos para a marca. “O resultado positivo motivou a equipe que está confiante em seu segundo ano de participação no campeonato”, salienta Sakurai.
“Já conquistei 3 poles em Londrina (2001, 2002 e 2004) e ganhei em 2004, ano em que fui campeão. Gosto muito desse circuito e com as modificações que a Iveco preparou, tenho certeza de que eu e Cajuru conquistaremos boas colocações”, diz Beto Monteiro.
Depois da prova de Londrina, a Fórmula Truck terá ainda etapas nas seguintes cidades: Buenos Aires (Argentina), Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul), Curitiba (Paraná) e Brasília (Distrito Federal). Os pilotos Adilson Cajuru e Beto Monteiro revelam que agora é um momento de retrospectiva das etapas anteriores, avaliação dos erros e acertos para tornar os caminhões cada vez mais próximo do ideal. “Estamos muito felizes com as inovações tecnológicas nos Stralis e vamos brigar pelo pódio em Londrina”, diz Cajuru.