Connect with us

Outros

Londrina abre segunda fase da temporada de 2009 da F-Truck

Published

on

Com Valmir Benavides (Volkswagen) na liderança, F-Truck chega à Londrina com ares de mudanças nas primeiras posições

Texto: Imprensa Fórmula Truck

Foto: Orlei Silva

Advertisement
Depois da etapa mais concorrida da temporada em Interlagos, a F-Truck volta à Londrina, tradicional praça que recebe a categoria de caminhões desde o princípio de sua existência. O Autódromo Internacional de Londrina Ayrton Senna já mostrou a F-Truck por 11 vezes como etapa do Brasileiro.

Como largada para a segunda fase da temporada, a etapa de Londrina é de grande importância para os candidatos ao título deste ano. A disputa é grande apesar da supremacia dos caminhões Volkswagen da RM Competições neste ano, com a liderança do certame desde o início do campeonato aberto no dia 8 de março em Guaporé, RS. Com duas vitórias no ano o paulista Felipe Giaffone liderou até a terceira etapa em Caruaru, passando o bastão para seu companheiro de equipe, também paulista Valmir Benavides que venceu a quarta etapa em Goiânia. Subindo ao pódio nas cinco provas realizadas até agora, Hisgué como é conhecido Benavides, lidera o campeonato com 108 pontos com a vantagem de 30 de seu companheiro Felipe Giaffone, mas garante que é muito cedo em pensar em campeonato. “Vou fazer a prova de Londrina como outra qualquer. É muito cedo para pensar em administrar o campeonato”, afirma o líder Benavides citando a grande evolução dos concorrentes do início da temporada para cá. “Também não estamos pensando em jogo de equipe em relação ao Felipe (Giaffone, vice lider). É uma decisão da equipe para que não exista esse tipo de jogo na pista”, avisa o líder.

A liderança do campeonato dividida entre os dois pilotos que correm com Volkswagen não mostra uma total supremacia na temporada de 2009. Na verdade, a marca venceu três das provas realizadas até agora. Em Fortaleza, segunda etapa, o primeiro degrau do pódio foi ocupado pelo piloto de Brasília Geraldo Piquet com o Mercedes da ABF Competições e na última etapa quem estourou champanhe no lugar mais alto foi o paulista Roberval Andrade com o Scania da RVR Motorsport.

Advertisement

Aliás, são os Mercedes e os Scania que mais devem fazer Benavides e Giaffone perderem o sono. No ano passado em Londrina deu Mercedes com o paranaense Wellington Cirino que saiu dessa vitória rumo ao seu tetra campeonato. Cirino é quinto no campeonato com 64 pontos. Já no caso de Roberval Andrade, os bastidores da F-Truck comentam o “temporal” conseguido recentemente em treinos no circuito de Londrina. “É a pista que usamos para treinar, onde temos uma boa referência. Queremos aproveitar esse handicap para classificar bem. Em Londrina, largar na frente pode fazer toda a diferença. Eu diria que estamos bem, com muita expectativa e uma energia muito boa. Mas como em qualquer prova o número de favoritos é grande” analisa o piloto campeão em 2002, que divide a terceira posição no campeonato com Geraldo Piquet, com 69 pontos.

Tem razão Roberval Andrade quando cita que são vários os favoritos para Londrina. O mesmo pensamento tem o lider do campeonato Valmir Benavides que lembra que os caminhões Ford estão bem fortes neste ano. “Além do Fogaça (Djalma) que sempre é uma ameaça, o Totti (Leandro) é londrinense e anda muito bem no circuito”, prognostica Benavides. Outro piloto considerado favorito, mas que vem sem grande alarde para a briga em Londrina é Renato Martins, paulista e além de piloto, dono da RM Competições. Um dos mais antigos pilotos da categoria, Renato Martins tem sete vitórias no circuito, contando com a fase dos anos 90 quando eram realizadas duas provas por etapa.