Outros

Roberval Andrade é o mais rápido na F-Truck em Londrina

Sol e calor contrastaram com a previsão de frente fria com chuva nos treinos livres de Londrina

Texto e Foto: Imprensa Fórmula Truck

O paulista Roberval Andrade (Scania) confirmou seu favoritismo para a etapa de Londrina da F-Truck conseguindo a melhor marca do primeiro dia de treinos livres para a 6ª etapa do campeonato brasileiro de 2009 – 1min37s380. Roberval que já havia conseguido uma marca abaixo do tempo desta sexta-feira em treinos no mesmo circuito no mês passado, acha que foi um ponto ganho para o final de semana, mas continua em alerta com os caminhões com motores de 9 litros. Até o ano passado, considerados favoritos no circuito de Londrina. “Nós sabemos que estamos com um bom acerto porque conseguimos bons resultados em treinos aqui em Londrina, mas sei que o Felipe (Giaffone) vem mais forte amanhã (sábado)”, faz seu prognóstico Roberval Andrade, terceiro colocado no campeonato com 69 pontos ao lado de brasiliense Geraldo Piquet (Mercedes). Giaffone, vice lider do campeonato (68 pontos) marcou o segundo melhor tempo do dia com 1min38s085.

O atual líder do campeonato, o paulista Valmir Benavides (Volkswagen) com 108 pontos foi o quinto colocado hoje na planilha combinada dos dois treinos livres realizados nesta sexta. Hisgué como é conhecido, marcou 1min38s760 e está trabalhando para uma boa posição no grid de largada, ponto considerado de grande importância para os concorrentes que transformam o treino classificatório deste sábado em uma grande batalha do final de semana em Londrina. A tomada de tempo será às 13h45, depois de mais duas sessões de treinos livres na parte da manhã.

Quanto à adequação do traçado do circuito para o caminhão mais leve ou mais pesado, poucos pilotos consideram isso hoje uma afirmação com base sólida. Com o desenvolvimento dos caminhões mais pesados (Scania, Mercedes-Benz, Volvo, Iveco e MAN) que hoje estão com a distribuição de peso melhor dividida com o deslocamento dos motores e a potência conseguida pelos caminhões mais leves (Volkswagen e Ford), não há mais um favoritismo alarmante para um circuito distinto. Assim como um caminhão de motor de 9 litros venceu no circuito de Goiânia sempre considerado bom para os caminhões de motores de 12 litros, o Scania de Roberval Andrade mostrou ser o equipamento mais bem acertado para o circuito de Londrina, antes definido como ideal para os caminhões pequenos. “O ponto mais importante hoje, para o acerto de um F-Truck é a suspensão. É ter um bom chão como se diz na linguagem dos preparadores e mecânicos”, conta o piloto da casa, Leandro Totti teve problemas com o motor de seu Ford na segunda sessão de treinos e ficou com a 16ª posição no primeiro dia no Autódromo internacional Ayrton Senna.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile