Connect with us

Outros

SAE BRASIL debate nesta semana liberação do Diesel para carros de passeio

Published

on

Encontro apresentará em Curitiba os últimos desenvolvimentos tecnológicos para motores Diesel, principalmente para automóveis

Texto: Imprensa SAE Brasil

Limitações legais impostas há mais de 30 anos impedem a indústria brasileira de produzir automóvel a Diesel para o mercado interno. O fim da proibição estimularia maior desenvolvimento tecnológico na área e consequente crescimento econômico no País. O assunto estará em discussão no 6º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias de Motores Diesel, agendado para esta quinta-feira, 6 de agosto, no campus da Unicemp (Universidade Positivo), em Curitiba (PR).

Advertisement

O fórum terá dois painéis: Tendências para Tecnologia Diesel, que englobará mercado e meio ambiente; e Tecnologia Diesel do Futuro, além de uma mesa-redonda com especialistas, que explicarão porque o Diesel é uma tecnologia do futuro e importante para o desenvolvimento do Brasil.

Representantes da Dedini, FEV, FPT, Petrobras, Renault, Shell, Simrit, Umicore, Unicemp, Volkswagen Caminhões, Cummins e Volvo já confirmaram presença no fórum, por meio de palestras que abordarão o desenvolvimento da tecnologia Diesel.

Advertisement
“As discussões estarão centradas nas tendências da tecnologia Diesel, que é a tecnologia do futuro, pois os motores são mais robustos e confiáveis, oferecem maior capacidade em torque e são largamente empregados em outros países, mas no Brasil esbarram em restrições”, diz Wilson Loterio, chairman do fórum, organizado pela Seção Paraná Santa Catarina da SAE BRASIL.

O encontro iniciará com o painel Tendências para Tecnologia Diesel, em que Giovanni Violano, gerente de plataforma da FPT, falará sobre as demandas tecnológicas para motores Diesel em pós-tratamento, performance, combustão e emissões. A qualidade do Diesel também está na pauta, com Nicole Hoff, engenheira de Combustíveis da Renault.

A Cummins será representada pelo engenheiro-chefe para soluções em emissões David Dunnuck, que falará sobre tecnologia de emissões para as normas EPA 2010 e Euro 6. Já a Simrit apresentará as novas tecnologias para componentes de vedação de alta performance, com o eng. Edson Medeiros.
Advertisement