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SAE BRASIL debate nesta semana liberação do Diesel para carros de passeio
Encontro apresentará em Curitiba os últimos desenvolvimentos tecnológicos para motores Diesel, principalmente para automóveis
Texto: Imprensa SAE Brasil
Limitações legais impostas há mais de 30 anos impedem a indústria brasileira de produzir automóvel a Diesel para o mercado interno. O fim da proibição estimularia maior desenvolvimento tecnológico na área e consequente crescimento econômico no País. O assunto estará em discussão no 6º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias de Motores Diesel, agendado para esta quinta-feira, 6 de agosto, no campus da Unicemp (Universidade Positivo), em Curitiba (PR).
O fórum terá dois painéis: Tendências para Tecnologia Diesel, que englobará mercado e meio ambiente; e Tecnologia Diesel do Futuro, além de uma mesa-redonda com especialistas, que explicarão porque o Diesel é uma tecnologia do futuro e importante para o desenvolvimento do Brasil.
Representantes da Dedini, FEV, FPT, Petrobras, Renault, Shell, Simrit, Umicore, Unicemp, Volkswagen Caminhões, Cummins e Volvo já confirmaram presença no fórum, por meio de palestras que abordarão o desenvolvimento da tecnologia Diesel.
“As discussões estarão centradas nas tendências da tecnologia Diesel, que é a tecnologia do futuro, pois os motores são mais robustos e confiáveis, oferecem maior capacidade em torque e são largamente empregados em outros países, mas no Brasil esbarram em restrições”, diz Wilson Loterio, chairman do fórum, organizado pela Seção Paraná Santa Catarina da SAE BRASIL.
O encontro iniciará com o painel Tendências para Tecnologia Diesel, em que Giovanni Violano, gerente de plataforma da FPT, falará sobre as demandas tecnológicas para motores Diesel em pós-tratamento, performance, combustão e emissões. A qualidade do Diesel também está na pauta, com Nicole Hoff, engenheira de Combustíveis da Renault.
A Cummins será representada pelo engenheiro-chefe para soluções em emissões David Dunnuck, que falará sobre tecnologia de emissões para as normas EPA 2010 e Euro 6. Já a Simrit apresentará as novas tecnologias para componentes de vedação de alta performance, com o eng. Edson Medeiros.