Duas rodas e um motor. Sobre essa simples ideia, apoia-se todo um universo. Muito mais que um meio de transporte, a motocicleta é uma vitória do engenho e da arte, que permite locomoção com prazer, transporte com praticidade, estilo de vida com diversão. Seus entusiastas a definem como um símbolo: liberdade.
A história da motocicleta traduz-se como uma verdadeira celebração da inventividade e do desenvolvimento, desde a primeira vez em que duas rodas foram postas juntas em movimento até os dias de hoje, quando a tecnologia ultrapassa limites e transforma a sensação de andar sobre uma moto em uma experiência única e sem precedentes.
A leitura deste livro, da mesma forma, pode ser considerada uma experiência única. Alexandre Barros, considerado o melhor piloto de motovelocidade brasileiro de todos os tempos, declara no prefácio que este livro, além de divertir e instruir, “dá uma vontade danada de andar de moto”.
Fausto Macieira inicia contando a história da invenção da roda que alinhada com o objetivo de locomoção deu origem à bicicleta, que teve sua transformação estrutural para chegar ao ciclomotor e depois à motocicleta. Também fala sobre a conquista da América, corridas e competições, a primeira Harley-Davidson de 1903 e sua evolução no tempo, as máquinas no período de guerra e pós-guerra, o incentivo europeu para sua fabricação em massa, as motorcycle gangs. Um grande marco na história foi a invasão japonesa no mercado: Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki; o autor retrata particularidades e conquistas de cada marca no cenário nacional e internacional.
O Brasil, por ter grandes dimensões, clima favorável e precariedade dos meios de transporte, desde sempre é um imenso mercado potencial para o motociclismo. Fausto Macieira conta sobre as fábricas que se instalaram no Brasil, apresenta números de crescimento, a evolução das marcas, seus modelos e mecânicas, além de muitas curiosidades e os destaques de cada época.
Lançamento em São Paulo