“No Brasil isso já ocorre desde 2001 e, cada vez mais, empresas com foco em sustentabilidade tem buscado fazer sua parte, uma verdadeira reflexão por cidades mais humanas”, afirma Ricardo Vacaro, diretor-geral da RL Higiene.
Ações que visam diminuir a poluição do ar devem ser realizadas ao longo do ano todo. As companhias podem incentivar a carona solidária com a montagem de um banco de dados atualizado com os endereços dos funcionários ou instalando bicicletários para quem quiser circular sem poluir.
Em São Paulo, incentivar ações como a carona solidária ou o uso da bicicleta podem fazer grande diferença. Um desafio intermodal realizado pelo movimento Ciclo BR provou que é preciso mais ações para melhorar, não só qualidade do ar, mas as condições de locomoção da cidade. Dados desta pesquisa apontaram que, pelo segundo ano consecutivo, o meio de transporte mais rápido na capital paulista foi a bicicleta. Já os cidadãos que se deslocaram no mesmo trajeto (Av. Luis Carlos Berrini – Prefeitura de SP) a pé ou correndo chegaram 16 minutos a frente dos automóveis.
O movimento do Dia Mundial sem Carro nasceu na França, em 1997, e nestes 12 anos ganhou adeptos em todo mundo. A estimativa da organização é que mais de 1.500 cidades irão participar da ação este ano que, mais do que esperar que nenhum carro circule nesta data, tem como objetivo conscientizar os governos e cidadãos do quanto o veículo é poluente. Para se ter uma ideia, um carro movido a gasolina, com motor 1.0, consome 71,43 litros de combustível em mil quilômetros, gerando uma emissão de 170 Kg de CO2.