Reforçando o pioneirismo e a missão de produzir um conteúdo de qualidade sobre motocicletas, a Agência INFOMOTO vai cobrir a 8ª Feira Internacional do Mercado de Motocicletas na China (China International Motorcycle Trade Exhibition), também conhecida como CIMAMotor, realizada em Chongqing, na região oeste da China. Conhecida como a única feira de nível nacional na República Popular da China, a CIMAMotor 2009 vai acontecer entre 17 e 20 de setembro.
Em sua oitava edição, a CIMAMotor 2009 reforça sua importância por reunir praticamente todos os fabricantes de motocicletas da China, o maior produtor de veículos de duas rodas do mundo, e também por ter dobrado de tamanho para a exposição deste ano. Chongqing, grande pólo industrial no oeste da potência asiática, pode ser considerada a capital mundial da motocicleta pelo prisma industrial – em 2008, das fábricas de Chongqing saíram nada menos que 10 milhões de motos. Só como comparação, o Brasil, quarto maior produtor mundial, fabricou cerca de dois milhões de motocicletas no ano passado.
Apenas estes números já justificariam a viagem do editor Arthur Caldeira e do fotógrafo Gustavo Epifanio para realizar mais esta cobertura internacional da Agência INFOMOTO que, desde sua criação em 2006, já cobriu “in loco” duas edições do Salão de Motos de Milão (EICMA 2007 e 2008) e também a Feira de Motos de Colônia, Alemanha, no ano passado.
Porém, o interesse do mercado brasileiro de motocicletas na CIMAMotor 2009 vai além. Muitas das indústrias que lá estarão já têm ou pretendem ter parceiros comerciais no Brasil. Tanto que durante a feira acontecerá um fórum sobre as oportunidades de negócios para as motocicletas chinesas no exterior com um quadro dedicado exclusivamente ao mercado brasileiro.
Portanto, a primeira agência de notícias especializada em motos no Brasil, a INFOMOTO vai até Chongqing conferir o que o gigante asiático tem em termos de novidades no segmento de duas rodas. A convite da UNIDO SPX-CQ (United Nations Industrial Development Organization) Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial em parceira com o governo de Chongqing, o jornalista Arthur Caldeira e o fotógrafo Gustavo Epifanio vão conhecer de perto os mais de 15.000 metros quadrados da feira, além dos lançamentos e também a megalópole das motos, Chongqing, que tem cerca de 32 milhões de habitantes.