Outros
JAGUAR XKR: UM CARRO DE CORRIDA FEITO PARA AS RUAS
Sir William Lyons — fundador da Jaguar e homem que desenvolveu, em 1948, o XK 120, primeiro carro da linha de superesportivos da marca — dificilmente poderia imaginar que, mais de 60 anos depois, sua empresa produziria um carro com tamanho grau de desempenho e qualidade.
O XKR prima pelo desempenho e pela segurança. A carroceria, única no mercado a ser inteiramente produzida em alumínio, além de proporcionar uma estrutura mais rígida do que seus antecessores, dá ao veículo o peso de 1.753 kg.
Desempenho
O XKR é equipado com transmissão seqüencial de seis velocidades e opção para a troca por meio de comandos borboleta dispostos na parte de trás do volante, o que proporciona respostas rápidas além de uma condução extremamente esportiva.
Segurança
O novo sistema de freios é composto por quatro canais ABS, distribuição eletrônica de frenagem e freio hidráulico auxiliar, que proporciona maior pressão nos discos em caso de parada brusca. Diferentemente dos sistemas ABS digitais existentes em outros veículos, os freios do XKR podem variar a pressão de frenagem de acordo com o pneu.
O modelo também é dotado de outros itens de segurança, como o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, controle eletrônico de tração, além do sistema exclusivo de impacto com pedestres que, em caso de atropelamento, protege tanto os ocupantes do veículo quanto a pessoa atropelada.
Design e conforto
Internamente, pode-se observar o logo da linha R presente nos encostos dos bancos, no volante e na manopla de câmbio.
O veículo também possui vários itens de conforto aos seus ocupantes, como memorização automática das posições dos bancos, computador de bordo com display em alta resolução e tecnologia Touchscreen, que mostra ao motorista informações vitais como pressão dos pneus, marcha selecionada, navegação por satélite e controle interno de temperatura, esta última individual aos ocupantes.
Desenvolvido por meio de uma das mais avançadas tecnologias, o “sistema de chave inteligente” permite ao motorista abrir seu veículo ao se aproximar e dar a partida ao pressionar apenas um botão no console central.
A tradicional alavanca do freio de estacionamento foi substituída por um botão que aciona o sistema eletronicamente. Sem dúvida, uma forma criativa de melhorar o espaço interno e facilitar a vida do motorista.
A versão conversível possui sistema elétrico de armação e recolhimento da capota (tudo ao toque de um botão) bastante ágil, em que menos de 10 segundos são suficientes para se armar ou retrair o teto do modelo.