Connect with us

Outros

NGK alerta para a importância da revisão nas velas de ignição em táxis

Published

on

Texto: Imprensa NGK

A cidade de São Paulo conta com uma frota de mais de 32 mil táxis. Tais automóveis circulam diariamente pelas vias, muitas vezes durante 24 horas com o revezamento de motoristas. Para garantir o pleno funcionamento do motor e evitar gastos desnecessários, o proprietário deve ficar atento e realizar a revisão preventiva nas velas e cabos de ignição. A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição, alerta os taxistas para os prejuízos causados pela falta de manutenção da peça.

“Veículos que rodam pelas ruas durante muitas horas seguidas, como táxis, devem ter atenção redobrada. A checagem das velas de ignição é simples, barata, garante o bom rendimento do carro, economia no consumo de combustível e emissões adequadas de gases. Além disso, a revisão evita despesas extras ocasionadas pelo mau funcionamento do sistema de ignição”, explica Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.

A revisão das velas de ignição deve acontecer de acordo com a indicação do fabricante ou seguindo a recomendação da NGK, a cada ano ou 10.000 quilômetros para motores movidos a gasolina, álcool, bicombustível e GNV.

Outra recomendação é o cuidado com a procedência do combustível utilizado e as condições de uso do carro, fatores que podem refletir diretamente na durabilidade das velas e cabos de ignição.

Advertisement
As velas de ignição são responsáveis por conduzir a corrente elétrica sob alta tensão para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível. O equipamento com vida útil ultrapassada gera uma série de problemas no veículo – funcionamento irregular do motor, dificuldades na partida, aumento no consumo de combustível e até a redução da durabilidade de outros componentes, como cabos, bobinas, transformador, distribuidor e catalisador – e gastos adicionais ao motorista.

Cada veículo possui um modelo de velas e cabos apropriados, conforme descrito na Tabela de Aplicação da NGK ou especificado no manual do proprietário. A troca deve ser realizada por um profissional ou centro automotivo de confiança, pois a instalação incorreta pode danificar o motor e comprometer o funcionamento do carro. Para mais informações, a NGK disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente, 0800 197 112.