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NOTA DERSA – NOVA MARGINAL
Texto: Imprensa Secretaria dos Transportes
A Procuradoria do Estado está acompanhando o processo e já fez uma defesa prévia ao pedido de suspensão da obra. A Dersa encaminhou as informações complementares solicitadas. De qualquer forma, sobre o licenciamento ambiental, a Dersa esclarece que os impactos são exclusivamente locais (na cidade de São Paulo), motivo pelo qual foi dada a licença pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
Além disso, a Prefeitura de São Paulo, antes de conceder a licença ambiental, fez uma série de exigências para compensação ambiental, por meio do EIA-Rima. Todas estão sendo atendidas.
A Dersa, por medida de compensação ambiental pelo impacto da obra, está tomando as seguintes providências: – Remanejamento de 38 mil mudas da marginal para o Projeto Várzea do Tietê; – Remanejamento de 935 árvores na própria marginal; – Plantio de 83 mil novas árvores nas calçadas próximas a marginal, no entorno e nos bairros vizinhos à obra; – Construção de passeios arborizados ao lado da marginal; – Plantio de 88 mil novas mudas de árvores no Projeto Várzea do Tietê.
De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental, as novas pistas pouco impacto causarão na impermeabilização, tendo em vista que se refere a apenas 0,006% da área da bacia do Tietê – um incremento de apenas 0,0001% sobre o volume total. O projeto contempla, ainda, a criação de novas áreas permeáveis nas calçadas da pista local de ambas as marginais, que receberão tratamento paisagístico.
É importante salientar ainda que, com maior fluidez do tráfego, o que irá reduzir em 35% o tempo das viagens, tendo um ganho importante: a redução da poluição atmosférica.
Por fim, as obras da marginal Tietê fazem parte de uma série de investimentos em infraestrutura que o governo estadual vem realizando melhorias em todo o sistema viário metropolitano. Entre as obras, estão os novos viadutos do Complexo Anhanguera, a duplicação da av. Jacu-Pêssego, a interligação da av. Papa João XXIII à av. do Estado, além do trecho Sul do Rodoanel.
Paralelamente a essas obras, o governo de São Paulo investe maciçamente em transporte coletivo: Metrô e CPTM. Esses investimentos, que somam mais de R$ 20 bilhões, além de melhorar a mobilidade urbana, colaborarão também para a redução da poluição atmosférica, contribuindo para a melhoria da saúde da população.