A nova geração de telefones celulares disponibiliza serviços que chamam cada vez mais a atenção do cliente, e entre eles, um dos mais procurados é a função GPS. Com isso, usuários de aparelhos celular buscam, a cada dia, agregar mais funções ao seu equipamento e para atender essa demanda, é possível encontrar na internet aplicativos que farão do celular um verdadeiro computador móvel.
A Robotron Automação e Tecnologia, por exemplo, disponibiliza na App Store o software Lince GPS para iPhone, que avisa o usuário, por meio luminoso e sonoro, da aproximação de pardais e barreiras eletrônicas. Em poucas semanas, mais de 13 mil pessoas já baixaram o software e hoje dirigem com pelas ruas do país sem a preocupação de serem multados por pequenas distrações.
Além da App Store os portadores de iPhone também podem fazer o download do Lince GPS por meio do iTunes (ver link de acesso no site www.lincegps.com.br/celulares). E o melhor: tudo isso a custo zero, por trinta dias. Após o período de testes, pelo próprio iPhone, caso o usuário fique satisfeito com o serviço, é possível fazer a assinatura anual, para ter no iPhone toda a comodidade de ser avisado sobre a aproximação de pardais.
Os usuários de aparelhos Nokia, HTC Touch Cruise, HTC QteK S200, HTC Kaiser e Samsung Omnia (Português) também podem ter toda a comodidade de serem avisados da aproximação de pardais e barreiras eletrônicas que chegam a mais de 700 somente no DF e aproximadamente 8 mil em todo o país. Esses pontos são previamente marcados pela Robotron e disponibilizados mensalmente pelo site da empresa: www.robotron.com.br.
LINCE GPS
O Sinalizador de Pontos Lince GPS é um equipamento já muito utilizado por motoristas de várias capitais do país, pois o aparelho, que fica no painel do veículo, alerta o condutor, também por meio de avisos luminosos e sonoros, sobre a aproximação a pontos perigosos e de controle, o que é feito por meio de coordenadas geográficas. É importante ressaltar que o Lince GPS está totalmente dentro da lei, de acordo com a Resolução 242 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).