Outros
DAILY ELÉTRICO, O PRIMEIRO VEÍCULO ELÉTRICO DE CARGA DA AMÉRICA LATINA CHEGA PREMIADO À FENATRAN
Em mais uma prova de seu protagonismo nas ações da área da sustentabilidade, a Iveco traz à Fenatran o Daily Elétrico, o primeiro caminhão movido a energia 100% limpa e renovável da América Latina. Apresentado oficialmente no último dia 28 de agosto, o projeto foi desenvolvido em parceria entre a Iveco e a Itaipu Binacional, na Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). E o veículo já chega premiado à feira. Menos de dois meses depois de sua primeira exibição, o protótipo recebeu o prêmio “Destaque Tecnológico do Congresso SAE Brasil 2009”, no início de outubro, tornando a Iveco a primeira montadora a receber uma premiação desta importante instituição brasileira que representa a tecnologia da mobilidade.
O Daily Elétrico ficou exposto durante a Mostra de Engenharia que fez parte do 18° congresso da entidade. O modelo foi premiado por um comitê de doze engenheiros membros da SAE que visitaram os estandes das 65 empresas participantes. “A Iveco é uma das líderes mundiais no campo do transporte sustentável. O Daily Elétrico é um exemplo das muitas oportunidades que já utilizamos hoje, como o caminhão híbrido diesel-elétrico e os caminhões a gás natural, tecnologias que, aliás, também estamos apresentando nesta Fenatran”, afirma Renato Mastrobuono, diretor de desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America.
Com o projeto do Daily Elétrico, a Iveco e a Itaipu Binacional têm o propósito de explorar as possibilidades da utilização de energia elétrica no transporte de carga e de passageiros, tendo em vista a busca da redução das emissões de carbono. Dessa forma, a Iveco e a Itaipu Binacional tornam-se pioneiras no transporte de cargas com emissão zero de poluentes do mercado latino-americano. Um segundo protótipo já está previsto para o início de 2010.
O modelo escolhido como plataforma foi o Iveco Daily 55C, com 3.750mm de entre-eixos, chassi cabine dupla, que na versão elétrica ganha a denominação 55C/E. Algumas empresas do setor de distribuição e alimentos do Brasil e da Argentina já demonstraram interesse pelo veículo, que ainda está em fase de desenvolvimento. O Daily Elétrico possui 40 kW (54 cv) de potência nominal, torque de 129 Nm a 2.950 rpm, e pico de potência a 80 kW (108 cv) e pico e torque de 300 Nm. A tração é traseira e a capacidade de carga útil de até 2,5 toneladas.
Com esse conjunto, o Daily Elétrico tem velocidade máxima eletronicamente limitada a 70 km/h. Se estiver vazio, a velocidade máxima chega a 85 km/h, com força para arrancar em rampas de até 18%. A autonomia é de 100 km.