Honda CR-Z Concept 2009 é apresentado no Salão de Tóquio
Outros

Honda CR-Z Concept 2009 é apresentado no Salão de Tóquio

Veículo é o primeiro modelo híbrido equipado no mundo com uma caixa de seis velocidades
Texto e Fotos: Imprensa Honda

O compromisso da Honda em desenvolver veículos ecologicamente corretos ganha mais um capítulo. A marca aproveita sua participação na 41ª edição do Tokyo Motor Show, que será realizada entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro, em Chiba (Japão), para apresentar o modelo CR-Z Concept 2009, segunda versão conceito do veículo esportivo e híbrido.

O automóvel representa uma nova proposta no segmento, uma vez que o modelo conceito é o primeiro veículo híbrido do mundo equipado com uma caixa de seis velocidades, com câmbio manual. Além disso, o CR-Z Concept 2009 conta com motor i-VTEC, 1,5 litros, combinando uma condução segura com economia de combustível.

Compacto e leve, o veículo também recebe o avançado sistema IMA (Integranted Motor Assist – Motor de Assistência Integrado). Desenvolvido visando eficiência e economia, utiliza como principal fonte de energia o motor a gasolina de baixa emissão de poluentes, auxiliado por outro elétrico.
O CR-Z Concept 2009 recebe assento traseiro, diferente da versão que será produzida e vendida nos Estados Unidos e Canadá no segundo semestre de 2010, que contará com espaço para dois ocupantes. Depois disso, o próximo passo será sua comercialização nos mercados japonês e europeu.
Desta forma, a Honda amplia sua gama de veículos ecologicamente corretos. Atualmente, a empresa já comercializa outros três modelos: Honda Insight, Civic Híbrido, FCX Clarity.
Honda Insight e Civic Híbrido


Primeiro híbrido da história da indústria a ser comercializado, o Honda Insight deu um novo redirecionamento a esse tipo de mercado. Com isso, a Honda deseja transformá-lo no modelo mais acessível da categoria. O híbrido da marca tem espaço para cinco ocupantes e conta com o sistema IMA (Integranted Motor Assist – Motor de Assistência Integrado). Seguindo a mesma linha, o Civic Híbrido, apresentado em 2001, utiliza um motor a gasolina 1.3 i-VTEC de 95 cv associado a um motor elétrico.

FCX Clarity

Movido a hidrogênio, o FCX Clarity iniciou a sua comercialização no segundo semestre de 2008. O modelo dispõe da bateria V Flow, uma evolução da avançada tecnologia da bateria Honda FC Stack e é 65% menor do que a versão anterior. Com isso, tornou-se de duas a três vezes mais econômico que veículos movidos a gasolina, e uma vez e meia a mais que os carros híbridos.

Deixe um comentário