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L200 TRITON 2010: TODO O CHARME DAS CABINES DUPLAS, AGORA, COM MOTOR FLEX
Texto e Fotos: Imprensa Mitsubishi
Um motor à frente do seu tempo
O novo motor V6 Flex com 3,5 litros, 24 válvulas, e comando de válvulas no cabeçote, desenvolve 200 cv a 5.000 rpm e torque de 31,3 kgfm a 3.500 rpm quando utiliza gasolina como combustível e 205 cv a 4.800 rpm e torque de 32,3 kgfm a 3.500 rpm com álcool.
Para passar a funcionar com álcool o V6 Mitsubishi passou por sensíveis modificações nas suas partes internas, especialmente nos pistões, anéis e sede de válvulas.
Todas as partes que passaram a ter contato com o álcool, como bicos injetores galerias de combustível e corpo de borboleta, foram re-analisadas e receberam tratamento especial devido à alta corrosividade do combustível.
O tanque de combustível é totalmente novo. Feito em material plástico de alta resistência, elimina qualquer possibilidade de deterioração por ação do álcool. Outro ponto positivo com relação à adoção do novo tanque é que sua capacidade aumentou de 75 l para 90 l, o que garante à L200 Triton Flex V6 2010 uma autonomia significativamente superior. As linhas de combustível também são de material plástico e o bocal de abastecimento recebeu tratamento à base de níquel. O modelo também recebeu sistema de partida a frio para as regiões com baixas temperaturas.
Proveniente de uma moderna família de propulsores, o V6 Flex Mitsubishi é extremamente silencioso, equilibrado e sem vibrações. Com altos valores de torque aparecendo desde os mais baixos regimes de rotações, ele proporciona acelerações e retomadas de velocidade eficientes e seguras. Esta característica garante agilidade no trânsito urbano e facilidade para superar obstáculos em situações de fora de estrada, além de manter com tranqüilidade a velocidade nas estradas.
Seguindo as principais diretrizes mundiais do ponto de vista de conservação do meio ambiente, a Mitsubishi foi minuciosa em relação ao nível de emissões de poluentes do V6 que equipa a L200 Triton 2010. O propulsor da cabine dupla atende com folga aos índices exigidos para motores do ciclo Otto (Proconve L5).
E para total harmonia do sistema, a central eletrônica que equipa a L200 Triton Flex 2010 foi desenvolvida especificamente para atender às necessidades desse motor bicombustível, o que confirma os reduzidos níveis de emissões da cabine dupla. Como se não bastasse, o novo V6 Flex e sua central eletrônica visam o futuro e já estão preparados para receber o sistema de diagnóstico de emissões que será obrigatório a partir de 2011.
Para que a L200 Triton Flex V6 2010 permanecesse com excelente comportamento em qualquer tipo de exigência, sua transmissão automática de quatro marchas recebeu uma central eletrônica com capacidade de reagir rapidamente às mudanças de combustível. Ela foi concebida para operar especificamente o funcionamento da transmissão, mas mantém a troca de informações com a ECU do motor para poder proceder a ajustes de funcionamento.
Assim que a central eletrônica do motor detecta a mudança de combustível, transmite esses novos parâmetros de funcionamento para a ECU da transmissão, que passa instantaneamente a operar com um novo padrão de giros para as mudanças de marchas. Partindo desse princípio a L200 Triton Flex V6 2010 obtém máximo aproveitamento do sistema de transmissão, independente da proporção de combustível que está sendo usado no momento.
Tecnologia: sinônimo de segurança
Seguindo o padrão dos outros modelos da família Mitsubishi a L200 Triton Flex V6 2010 conta com o sistema RISE de absorção de impactos, que proporciona deformação controlada da carroceria. Em caso de acidente, o chassi foi desenvolvido com reforços estruturais que garantem maior rigidez aos esforços torcionais. A coluna de direção, os pedais e o espelho retrovisor interno são colapsáveis. Ainda como item de série a L200 Triton Flex conta com airbag duplo para os ocupantes dos bancos dianteiros.
Em todas as versões de motorização (Flex ou diesel), o sistema de tração é o Easy Select 4WD, que permite a opção de três modos distintos de atuação: 4×2 ― somente tração traseira, recomendado para uso urbano/rodovias e que se traduz em economia de combustível e menor nível de ruído; 4×4 ― tração nas quatro rodas, ideal para pistas de baixa aderência, como terra, areia, cascalho, lama etc.; 4×4 com reduzida ― indicado para uso em situações em que o torque máximo se faz necessário, como a transposição de obstáculos, tarefa facilitada pelo diferencial traseiro de escorregamento limitado (LSD), que transfere automaticamente a tração para a roda que necessita de força. Com ângulo de entrada de 39º, saída de 26º e altura livre do solo de 220 mm, a cabine dupla demonstra aptidão para o uso em situações de off-road.
O sistema de freios Dual Grip com discos ventilados nas rodas dianteiras possui dispositivo antibloqueio ABS com EBD. Ele distribui eletronicamente a força de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro e possibilita ao veículo manter uma trajetória correta e segura mesmo em situações limites de utilização dos freios.
Conforto e sofisticação
Na ampla cabine destacam-se os bancos de conformação anatômica revestidos de couro com regulagem de altura para o do motorista. Os bancos dianteiros contam com porta-revista para os passageiros. O volante, também revestido de couro, tem regulagem de altura e diversos porta-objetos e inúmeras luzes de cortesia estão distribuídas por todo o interior do veículo. Sob o banco do passageiro está localizada uma gaveta de conveniência, e o sistema de som com CD Player e MP3 com viva-voz e bluetooth tem entrada para iPod e USB frontal.
A L200 Triton Flex V6 também conta com painel com novo grafismo, console central que abriga computador de bordo com dez funções (relógio digital, bússola, altímetro, barômetro, termômetro, calendário, velocidade média, indicador de gelo na pista e consumo médio) e o ar-condicionado, automático, possui comandos bem definidos e iluminados. Os vidros das portas são acionados eletricamente, oferecem abertura e fechamento total com apenas um toque e o sistema anti-esmagamento é acionado por sensor de segurança. As portas são abertas ou fechadas automaticamente por controle remoto ― keyless.
A cabine dupla tem excelente forração fonoabsorvente, que inclui dupla vedação das portas e forração interna propiciando baixíssimo nível de ruído interno na cabine. O acelerador é eletrônico ― dispensa o uso de cabos ―, o que resulta em respostas mais rápidas e precisas tanto em aceleração constante quanto nas situações de manobrabilidade e a direção tem assistência hidráulica progressiva.
A L200 Triton Flex V6 2010 estará à disposição com oito opções de cores: Azul-safira, Branco-enya, Cinza-hematita, Prata-satellite, Preto-onix, Verde-pantanal, Vermelho-mônaco e Vermelho-rubi.