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Loeb/Elena vencem Rali da Grã-Bretanha e conquistam o sexto título mundial para a Citroën
Texto e Foto: Imprensa Citroën
Uma “virada de jogo” no último minuto. Ao vencer o Rali da Grã-Bretanha, etapa de encerramento do Campeonato Mundial de Rali de 2009, a dupla Sébastien Loeb/Daniel Elena, da Citroën, conquistou o título da temporada com apenas um ponto de vantagem sobre os finlandeses Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen, líderes da competição antes da última prova. Loeb/Elena conquistaram o sexto título consecutivo, uma marca inédita na história do Rali. Na prova anterior, a Citroën já havia assegurado por antecipação o título por equipes.
Como em um concerto com dois solistas, o Rali da Grã-Bretanha foi dominado pelas duas duplas que disputavam o título. Hirvonen/Lehtinen lideravam o campeonato com um ponto de vantagem sobre Loeb/Elena. Quem terminasse à frente seria campeão, mas no caso de Loeb/Elena isso implicaria obrigatoriamente em fazê-lo entre os oito primeiros colocados que marcam pontos a cada prova. Não houve troca de posições no tempo acumulado: durante toda a prova, Loeb/Elena estiveram à frente de Hirvonen/Lehtinen. Loeb/Elena iniciaram o dia decisivo com 30 segundos de vantagem e terminaram o Rali com mais de um minuto de diferença. Isso não significa que tenha sido uma prova fácil.
Logo no começo da etapa decisiva, a dupla líder notou perda de potência do motor. Loeb/Elena chegaram a perder 11 segundos para os adversários, mas a equipe rapidamente detectou e sanou o problema nos dutos que conduzem ar fresco para o turbo compressor. A disputa permaneceu equilibrada até o penúltimo estágio, quando Hirvonen/Lehtinen perderam mais de um minuto para fechar o capô de seu Ford Focus. “Foi um grande golpe de sorte, mas ainda temos um estágio pela frente”, ponderou Loeb.
Confirmada a vitória e, conseqüentemente, o título, a equipe Citroën iniciou uma entusiasmada comemoração. “Houve muita pressão sobre nós até o final do Rali”, admitiu Loeb. “Começamos muito bem a temporada, vencemos os cinco primeiros Ralis, mas depois tivemos problemas e chegamos a perder a liderança do campeonato. Mas as coisas voltaram a dar certo para nós e conseguimos ser campeões de novo.”
Frédéric Banzet, diretor geral da Citroën, também comemorou a conquista: “Estamos muito contentes: temos a melhor equipe, o melhor piloto e o melhor co-piloto do Campeonato Mundial. Os Ralis combinam perfeitamente com a Citroën e é parte integrante do DNA da marca. Corridas são muito importantes, particularmente quando se vence… e nós conseguimos de novo neste ano”.