Para 2010 a Mitsubishi Motors apresenta o Outlander GT, seu crossover esportivo de luxo, com visual inspirado no desenho do Lancer X, é moderno, futurista e com diversas tecnologias embarcadas. Com público cativo no Brasil, o modelo foi idealizado dentro de um conceito inovador de veículo e reúne a comodidade e o rodar confortável dos automóveis de passeio com a segurança e a versatilidade dos SUVs.
Capô, pára-lamas, grade dianteira, faróis principais com cinco regulagens de altura, faróis auxiliares com moldura cromada, compõem e realçam um visual esportivo e agressivo. Os instrumentos receberam nova grafia, possibilitando fácil visualização e leitura.
Outro detalhe que chama a atenção nas soluções apresentadas para o Outlander GT 2010 refere-se à iluminação traseira, feita por meio de leds. As rodas com novo design e aro de 18 polegadas de diâmetro, que abrigam pneus esportivos de perfil baixo, acentuam o caráter de esportividade desse crossover.
O Outlander GT 2010 se destaca pelas soluções inteligentes ― voltadas para o uso diário, conveniência do usuário e ao prazer de dirigir ―, que conquistam o consumidor mais exigente pelos seus atributos. A ótima ergonomia dos bancos, associada ao correto posicionamento do painel e dos indicadores de velocidade, rotação do motor, demais mostradores e luzes de sinalização, tornam o ato de dirigi-lo uma tarefa muito agradável. Os instrumentos de comando do veículo estão bem posicionados e permitem fácil acesso para o motorista.
Ergonomia, na verdade, é um dos pontos altos do Outlander GT 2010. Os bancos dos passageiros, por exemplo, estão posicionados a uma altura ideal, ou seja, a entrada e a saída do interior do Outlander GT 2010 podem ser feitos sem que se tenha que subir ou descer do carro. O ponto de visão do motorista desse crossover também está localizado em posição privilegiada. Como o Outlander GT tem maior vão livre do solo e, conseqüentemente, maior altura total do veículo, a visão de quem está dirigindo ficam posicionada pelo menos 10 centímetros acima dos motoristas que conduzem veículos convencionais. Isso garante melhor visibilidade periférica ao dirigir e também durante as manobras feitas em espaços restritos.
O amplo espaço interno ― proporcionado pelo maior entre-eixos entre os modelos da categoria ― também facilita o transporte de grandes volumes e oferece ótimo espaço interno para os ocupantes.
Os significativos 215 mm de vão livre do solo permitem primoroso comportamento dinâmico em terrenos acidentados e na ultrapassagem de eventuais obstáculos. Sua suspensão oferece o que há de mais moderno em termos de conforto, estabilidade e esportividade. O sistema, independente nas quatro rodas ― McPherson na dianteira e Mult-link, na traseira ―, garante segurança, controle e confiabilidade nas mais diversas situações.
Motor com sistema MIVEC: agora com 240 cv
O moderno motor V6 a gasolina, de 3,0 litros de capacidade, recebeu mais força passando a ter 240 cv de potência a 6250 rpm e 31 kgf.m de torque a 3750 rpm, resultado de apurado trabalho de desenvolvimento de engenharia, que envolveu recalibragem, alívio da massa interna do motor e a redução do atrito entre suas partes móveis. Montado transversalmente, o motor tem bloco, cabeçote e cárter de alumínio, e além do grande desempenho, o motor é um dos responsáveis pela boa relação peso/potência do Outlander GT 2010. O sofisticado sistema MIVEC, desenvolvido pela Mitsubishi, atua nos tempos de abertura e fechamento das válvulas de admissão para aperfeiçoar seu desempenho nos mais diferentes regimes de rotação. Assegura ganho de torque e economia de combustível nas baixas rotações e gera maior potência e desempenho nas altas.
Câmbio seqüencial de seis marchas
A transmissão INVECS II automática de seis marchas com seqüencial Sportronic, que possibilita a troca de marchas na alavanca e paddle shifts ― que permite a troca de marchas também no volante de direção, proporciona ao veículo esportividade, excelente escalonamento de marchas e o perfeito aproveitamento das potencialidades do motor. O resultado é a maximização do torque do motor e a sensação do prazer ao dirigir. O Outlander GT 2010 também oferece o sistema “Multi-Select Trimode”, único na categoria, que permite a escolha de três diferentes tipos de tração através de um seletor posicionado no console central (4×2, 4×4 On-Demand e 4×4 bloqueado). O conjunto garante maior conforto e segurança no uso urbano e esportividade nas rodovias, além ótimo comportamento nas situações fora-de-estrada.
Alternativas de tração ― 2WD: somente tração dianteira, proporcionando maior economia de combustível; 4WD: torque distribuído para as rodas traseiras quando necessário; 4WD Lock: tração com bloqueio nas quatro rodas, ideal para terrenos com baixa aderência.
Confortável e espaçoso
Sofisticados e confortáveis, os bancos do Outlander GT 2010 têm design esportivo, são revestidos em couro, têm alta retenção devido a bordas laterais bem pronunciadas e contam com aquecimento elétrico para os assentos dianteiros. O traseiro é bipartido na proporção 60/40, deslizante, rebatível por comando elétrico e dobrável. O banco do motorista pode ser ajustado eletricamente em distância, altura e inclinação e o ar-condicionado é automático com filtro de partículas para garantir melhor qualidade do ar na cabine.
O porta-malas conta com o conceito de tampa traseira bipartida tipo “Flap Fold”, que facilita o acesso ao seu interior e a acomodação de bagagens volumosas. Com o encosto dos bancos na posição normal, ele tem 715 litros de capacidade, valor que aumenta para 2.000 litros com o exclusivo rebatimento elétrico da segunda fileira de bancos. O Outlander GT também conta com ganchos de fixação e três tomadas auxiliares de 12V.
Para aumentar o conforto e a segurança dos usuários o modelo vem de série, com sensor de chuva (acionando automaticamente o limpador de pára-brisa) e sensor de luminosidade (acendendo os faróis e painéis de instrumentos quando há pouca iluminação natural). Também recebeu novos detalhes de acabamento na moldura da alavanca de câmbio e no painel.
Computador de bordo com tela LCD com 11 funções e sistema keyless de abertura e travamento das portas com alarme, piloto automático (Cruise Control) e immobilizer são somente mais alguns dos itens de conveniência e segurança do Outlander GT. O Sistema Multimidia Power Touch, com tecnologia touch screen e tela de 7 polegadas, tem sistema SVC (Speed-Sensitive Volume Compensation) que monitora e controla o volume do áudio em função da velocidade do veículo.
Os recursos desse áudio são: sistema Bluetooth estéreo com viva-voz integrado, Áudio Streaming que capta músicas do seu celular sem necessidade de fios, sistema CD/DVD-R, conexão para iPod e entrada USB para pen drive de até 15 mil músicas. Entre os acessórios está o sistema de navegação GPS, que contém mais de 1.200 cidades mapeadas, recursos em 3D para pontos de referência e navegação interativa.
Seguro desde a concepção
O Outlander GT 2010 não é seguro somente por contar muita tecnologia embarcada ou por se utilizar sistemas de segurança de última geração que foram agregados ao veículo depois de pronto. Desde o seu nascimento, ele foi projetado de forma a garantir a integridade dos seus passageiros. A Mitsubishi dotou o Outlander GT 2010 do sistema RISE de deformação controlada, ou seja, ele tem uma estrutura que melhor absorve os impactos frontais ou traseiros em caso de colisão. Seu monobloco foi desenvolvido com a presença de uma cinta que adiciona reforço estrutural e os pedais e a coluna de direção são retrateis. O teto de alumínio diminui o peso do veículo e colabora para baixar o centro de gravidade, garantindo maior estabilidade.
Para a perfeita segurança dos seus ocupantes o modelo vem equipado com oito airbags, sendo dois dianteiros inteligentes ― com velocidade de abertura controlada eletronicamente, em duplo estágio para responder de modo adequado aos impactos ―, airbags laterais e airbags de “cortina”. A segurança do Outlander GT 2010 foi posta à prova por um dos mais rigorosos e confiáveis órgãos de análise de segurança veicular do mundo. O NHTSA ― National Highway Traffic Safety Administration (Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário), dos Estados Unidos, concedeu ao veículo cinco estrelas ― de cinco possíveis ― no quesito segurança de impacto frontal e lateral.
O sistema de freios a disco nas quatro rodas conta com ABS de quatro canais e EBD ― sistema que controla eletronicamente a distribuição de força de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro em função da carga do veículo ―, garantindo trajetória correta e segura mesmo nas situações limites de frenagem. O veículo também vem equipado com o ASC ― controle ativo de estabilidade e tração, que mantém trajetória segura em curvas, mudanças bruscas de direção, pisos escorregadios ou em altas velocidades.
O Outlander GT 2010 chega às concessionárias da marca no mês de outubro, e estará disponível nas cores: Silver, Medium Gray, Black Mica, White Pearl e Platinum Beige.