Affinia dá dicas para revisão de itens inspecionados
Texto: Imprensa Affinia
Automóveis licenciados na cidade de São Paulo com número final de placa 9 já podem agendar a sua inspeção veicular. Implantada em janeiro deste ano, a Inspeção Veicular Ambiental é obrigatória para automóveis movidos a gasolina, álcool, GNV e flexíveis fabricados entre 2003 e 2008. Os motoristas com placas de finais 9 e 0 que ainda não agendaram a inspeção podem fazer a qualquer momento. Os proprietários que perdem o prazo de inspeção podem ser multados em R$ 550. Em 2010 a inspeção será obrigatória para todos os veículos, independente do ano de fabricação.
A inspeção demora cerca de 30 minutos e deve analisar mais de 70 itens do veículo, entre eles suspensão, motor e sistemas complementares, sistemas de direção e freios. Para evitar surpresas durante a inspeção, os motoristas podem pedir uma revisão ao mecânico de confiança. Jair Silva, Supervisor de Serviços da Affinia Automotiva, empresa fabricante e distribuidora de peças para reposição automotiva, levantou itens que podem ser verificados antes do motorista encarar a inspeção.
– Amortecedor
O amortecedor é responsável por manter os pneus em contato com o solo e garantir a estabilidade do veículo. A troca preventiva dos amortecedores pode ser feita por volta dos 40 mil km ou conforme a orientação da montadora. Alguns tipos de veículos, ou modo de condução ou ainda condição do solo, podem ter esta média alterada, para mais ou para menos. Porém, estudos comprovam que o recomendado para os carros que rodam no Brasil é que, preventivamente, a troca seja feita, em média, com 40 mil km. Os amortecedores da Affinia, fabricados sob a marca Nakata, por exemplo, possuem dois anos de garantia e quilometragem livre.
– Discos e pastilhas de freio
Estes são itens de extrema atenção. Pode-se fazer só a troca das pastilhas de freio e a retífica do disco, se a espessura mínima ainda permitir. No entanto, preventivamente, recomenda-se trocar discos e pastilhas juntos, pois, com a proibição do amianto na composição das pastilhas, passou-se a utilizar elementos metálicos que aceleram o desgaste do disco.
– Filtro de óleo
A função do óleo é lubrificar, resfriar e, principalmente, limpar o motor graças à função detergente. Por isso, é muito importante a cada troca de óleo substituir também o filtro, em geral a cada 10 mil km. Do contrário, o resíduo de óleo sujo na caneca do filtro vai contaminar o óleo novo. Existe a falsa idéia de que o filtro de óleo deve ser trocado a cada duas trocas de óleo, mas não é o recomendado, pois pode acarretar diminuição da vida útil do motor. Lembrando que o melhor óleo, bem como o intervalo correto de troca é o indicado pela montadora no manual do proprietário. Comprou um carro seminovo ou usado e tem dúvidas sobre a qualidade do óleo? O ideal é remover todo o óleo e o filtro, substituindo-os pelo recomendado pela montadora.
– Terminal de Direção e Pivô de Suspensão
O terminal de direção é o elo de ligação do sistema de direção com a roda do veículo, tem uma aparência simples mas envolve muita tecnologia na sua fabricação, por isso esse componente merece toda atenção no momento da inspeção do sistema de suspensão e direção do veículo. O pivô de suspensão é o componente que sustenta o peso do veículo, pois liga a carroceria as rodas do veículo. Sustenta também os movimentos de giro das rodas e as oscilações da carroceria. Nesse sistema a coifa de proteção é o componente que requer a maior atenção, ela é a principal vítima de linhas de pipa com cerol, batidas de pedra e de outros objetos que colidem com sistema de suspensão e direção. Depois de cortada ou rasgada, a coifa permite a saída da graxa e entrada de abrasivos para o interior do terminal e este rapidamente apresentará folga. O terminal ou pivô com folga pode provocar, desgaste irregular dos pneus, vibração na direção, perda de estabilidade, barulho, entre outros. Um terminal ou pivô de suspensão que trabalhar muito tempo com folga ou coifa cortada pode apresentar a soltura do pino esférico e, consequentemente, um acidente sério, pois o veículo ficará desgovernado, sem direção. Por isso recomenda-se sua verificação a cada 10.000 km e substituição quando apresentar folga ou coifa cortada. A substituição preventiva do terminal de direção e do pivô de suspenso deve ser feita entre 70.000 km e 80.000 km.
– Carburador
Os veículos fabricados com carburador passaram por um processo de substituição pela injeção eletrônica que durou de 1989 até 1996 quando os motores com carburador não atendiam as leis de emissões de poluentes vigentes no país. Estudos feitos com combustíveis, em especial de alguns postos sem bandeira, revelaram que a má qualidade do produto atinge diretamente o carburador, principalmente os componentes à base de borracha nitrílica. Por isso recomenda-se a manutenção preventiva, ou seja, limpeza ou regulagem, a cada seis meses ou 10 mil km, conforme o uso do veículo, em geral veículos com mais de 15 anos. Atenção para este item, uma vez que a partir do ano que vem, todos os veículos deverão ser vistoriados, independente do ano de fabricação.
Para se ter um ar mais limpo para respirar, o motorista deve manter sempre as revisões em dia e o motor regulado de acordo com as recomendações do fabricante. A inspeção veicular obrigatória deve ser feita em 1,5 milhões de veículos em 2009 e foi instituída para reduzir a emissão de gases poluentes seguindo limites fixados pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).