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Volkswagen lança Novo Gol e Voyage com transmissão automatizada
Os modelos hatch e sedan, equipados com a conceituada transmissão ASG, são os mais acessíveis do mercado brasileiro
Texto e Foto: Imprensa Volkswagen
A Volkswagen está lançando os modelos com transmissão automatizada mais acessíveis do mercado nacional. Trata-se do Novo Gol I-Motion e Voyage I-Motion, ambos equipados com motor 1.6, que estarão disponíveis a partir de novembro em toda a rede de concessionárias da marca no País.
O Novo Gol 1.6 I-Motion tem preço de R$ 34.605, e o Voyage 1.6 I-Motion, R$ 37.090. Os dois modelos oferecem ao motorista mais conforto ao dirigir por um custo bem menor do que o dos carros equipados com câmbios automáticos tradicionais.
A transmissão ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox, câmbio automatizado seqüencial) do Novo Gol e do Voyage é a mesma utilizada no Polo I-Motion, que tem como base a conceituada transmissão MQ 200, fabricada em Córdoba, na Argentina. Ela soma à resistência, durabilidade e suavidade no acionamento características desse câmbio, a conveniência das trocas de marchas e acionamento da embreagem por meio de um sistema eletroidráulico. O conforto e facilidade de uso são similares aos câmbios automáticos tradicionais, com conversor de torque ou continuamente variáveis (CVT), mas com vantagens no que diz respeito ao preço e custo de manutenção.
Esse sistema traz para o Novo Gol e o Voyage uma série de benefícios, entre eles o conforto similar ao das transmissões automáticas já conhecidas, por preço bem menor; o desempenho igual ao de uma transmissão mecânica convencional; a liberdade de escolha pelo motorista da marcha a ser utilizada; a possibilidade de atuação em modo automático esportivo, para maior agilidade e rapidez nas acelerações, além da durabilidade, plano de manutenção de componentes de desgaste e disponibilidade de peças similares aos de uma transmissão manual.
Uma vantagem importante da caixa automatizada é contar com cinco marchas, diferentemente da maioria dos câmbios automáticos tradicionais disponíveis no Brasil, mesmo em segmentos superiores de carros nacionais ou importados, que dispõem apenas de quatro. Este é um dos fatores que contribuem para o melhor aproveitamento do motor, dando agilidade ao carro e, ao mesmo tempo, ajudando a economizar combustível e a reduzir as emissões.
A popularidade do câmbio automático no mercado brasileiro tem crescido de forma expressiva nos últimos anos. O número de veículos nacionais equipados com este tipo de transmissão passou de 2% das unidades fabricadas em 2000 para 7% em 2008. Desde então, a gama de modelos automáticos ofertados cresceu de apenas 6 para 32 e a projeção para 2009 já aponta para 8% de participação nas vendas.