Connect with us

Outros

ACAV destaca a importância dos assistentes de vendas na liderança da marca

Published

on

1º Encontro dos Assistentes de Vendas reuniu executivos da ACAV, Rede, Fábrica e Banco Volkswagen

1º Encontro Nacional dos Assistentes de Vendas da Rede VWCO abordou
como esses profissionais devem se relacionar com os clientes

Texto e Foto: Imprensa ACAV

O 1º Encontro Nacional dos Assistentes de Vendas da Rede de Concessionários Volkswagen Caminhões e Ônibus teve como objetivo destacar a melhor forma de trabalhar para atingir bons resultados e manter a liderança da marca no mercado. Realizado pela ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus), o evento também ressaltou a importância da comunicação eficaz entre esses profissionais e os consumidores.

Mais de 200 colaboradores da Rede e executivos da Fábrica participaram do encontro e puderam, durante um dia, manter contato direto entre si e trocar informações sobre o cotidiano de cada um. “Esses profissionais são fundamentais para o sucesso da Rede. São eles os responsáveis pelo contato entre o cliente, a Fábrica e o Banco”, afirma Sérgio Dante Zonta, presidente da ACAV.

Durante o encontro, a ACAV apresentou as ferramentas e os serviços que a entidade oferece a todos os profissionais da Rede de Concessionários. “A associação possui diversos recursos que auxiliam nas vendas. Estamos preocupados em sempre investir nos profissionais da Rede. Apenas em 2009, foram investidos mais de R$ 3,5 milhões em treinamentos e capacitação”, enfatiza Marco Túlio Alexandre, assessor de comercialização da ACAV.

Advertisement

A consultora Tereza Maria Dias da Silva foi convidada a participar do evento com o objetivo de expor o atual cenário econômico e político nacional. A palestrante ressaltou que o crédito já foi normalizado, a inadimplência está diminuindo e há expectativa de expansão em diversos setores da economia. Segundo a consultora, há previsão de crescimento de 6% no varejo, 8,8% nos bens de capital e 3,8% na agricultura, segmentos fundamentais para as vendas de caminhões, já que a grande parte do transporte no País é realizada por meio de rodovias.

A Fábrica também esteve no encontro, abordando os treinamentos e programas desenvolvidos aos concessionários e a importância de fazer parte do Grupo MAN, com 250 anos de história e com alta tecnologia empregada em seus produtos. Além disso, segundo a VWCO, o setor de transporte cresceu e obteve rápida retomada em 2009.

O Banco Volkswagen apresentou o resultado da sua carteira de crédito, com R$ 4,9 bilhões até setembro de 2009. O número de financiamentos também ganhou destaque, com crescimento na participação do Banco nas vendas de caminhões e ônibus comercializados pela Rede.

O consultor de marketing, recursos humanos e estratégia, César Souza, falou da importância do relacionamento com os clientes e como entender suas necessidades. Os temas foram abordados durante sua palestra “A magia do atendimento campeão: atitudes que fazem a diferença”.

Já a consultora Cláudia Matarazzo enfatizou que, para atender o cliente de forma adequada, é necessário saber se portar em todas as situações. De acordo com a consultora, uma pessoa que sabe se comportar em diferentes ocasiões e vestir-se adequadamente em qualquer lugar, agindo de forma natural e segura, sempre terá vantagem em relação àquelas que não se sentem confortáveis, no que diz respeito a relacionamento com o cliente.

Advertisement

O encontro foi encerrado com o mágico e palestrante Clóvis Tavares. Com uma palestra descontraída, foram ressaltadas quais as formas de cultivar um bom relacionamento com o cliente e como surpreendê-lo e inovar sempre.

“Conhecer o cenário econômico do País e profundamente o produto com que trabalha, além do mercado de atuação e saber como abordar o cliente, dá sustentação para se obter o sucesso profissional. Por esse motivo, trouxemos esses temas para o encontro dos assistentes de vendas”, conclui Zonta.